Fechar
Buscar no Site

FÉ E DEVOÇÃO: Festejo de Nossa Senhora de Fátima terá vasta programação

Acontece de 1° a 13 de maio, o Festejo de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima. A santa teve sua primeira aparição em 13 de maio de 1917, para as crianças Lúcia de Jesus (10 anos), Francisco Marto (9) e Jacinta Marto (7), após a Missa na igreja de Aljustrel, lugarejo de Fátima, em Portugal, quando os pequenos foram pastorear o rebanho de ovelhas nas terras do pai de Lúcia, na Cova da Iria.

Este ano, o festejo tem como tema “Mãe do amor, somos teus filhos na busca do direito e na justiça do Senhor”, baseado na Campanha da Fraternidade 2019 – “Políticas Públicas”, temática sobre a qual a igreja católica brasileira expõe sua preocupação quanto ao desmonte dos direitos sociais e a falta de atuação do poder público em atender a população, sobretudo as camadas menos favorecidas.

O Festejo de Nossa Senhora de Fátima 2019 fará justa homenagem ao padre francês Jean Marie Maurice Lecornu, conhecido como padre João de Fátima. Ele teve sua biografia registrada em livro de autoras maranhenses que descreveram o trabalho social do sacerdote no Maranhão como fundador Centro Educacional e Profissionalizante do Maranhão (Cepromar), organização não-governamental fundada no Bairro de Fátima e depois transferida para o Sítio Pyranhenga. Além é claro, de sua trajetória pastoral.

FESTEJO INICIADO

A programação do Festejo teve início com as peregrinações da imagem de Fátima em Paróquias e comunidades de São Luís, além de instituições como os hospitais Getúlio Vargas e Aldenora Belo. Antes da programação do Festejo em si, a tradicional carreata pelas ruas do bairro acontece no próximo dia 28 após a missa das 15h. Durante os 13 dias de festejo haverá celebração da Santa Missa todos os dias, e à noite, após as celebrações, apresentações culturais no largo da igreja. (Área interna).

No dia 13 de maio, data instituída como dia de Nossa Senhora de Fátima, acontece a procissão às 17h, seguida de missa campal de encerramento na Praça do Alto de Fátima.

Atrações no Largo de Fátima 2019 – sempre após a missa

01/05 – Jô Santos (show “Mais que musas: mulheres”)

02/05 – Tathy Estrela – MPB

03/05 – Homenagem ao Pe. João de Fátima

04/05 – Costa Neto

05/05 – Vago

06/05 – Banda Pegada Quente (forró)

07/05 – Grupo Tô Di Mais (samba e pagode)

08/05 – Grupo Toque de Mãos (cultura popular)

09/05 – Regional Deu Branco (chorinho)

10/05 – Atos & Versus (banda gospel)

11/05 – Amart (banda católica)

12/05 – Gabriel Melônio

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens