Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Benjamin de Souza, publicado na Página Gospel do Jornal Pequeno

O EXTRAORDINÁRIO PODER DE UM SONHO

Você tem um sonho consistente pelo qual paute a sua caminhada na vida?
Sonho é a visão interior que impulsiona alguém a expressar a sua identidade e cumprir a missão de sua vida. Quando alguém tem um sonho, fica muito menos difícil responder a duas das principais questões da vida:
(1) QUEM SOU EU?
Isso tem a ver com a sua identidade.
(2) O QUE ESTOU FAZENDO AQUI?
Isso tem a ver com a missão de sua vida.
O sonho também é a medida que nos leva mais longe e eleva mais alto, sem o qual apenas rastejaremos na vida.
Em 1968, Martin Luther King, negro e pastor, mudou a história de seu país com a luta pela igualdade dos direitos civis para negros e brancos, contra o regime de segregação racial que vigorava nos Estados Unidos. O seu mais importante discurso foi celebrizado numa frase: “Eu tenho um sonho”. Ele sonhava com o dia quando os homens seriam julgados, não pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter.
O segredo da tenacidade de sua vida era “um sonho”, e isso, de tão dominante, lhe inspirou a perseguir com interesse e determinação a sua meta. Agora, um negro pode ser presidente dos Estados Unidos.
De algum modo, isto é um poderoso lembrete à nossa geração. Parece-me que sonhamos cada vez menos. E menos ainda são aqueles que sonham os sonhos de Deus.
A Bíblia nos relata que José, na sua geração, recebeu de Deus os sonhos que seriam as diretrizes de toda a sua vida, tendo se disposto a pagar um alto preço por eles. (Gn 37.5)
José teve sonhos tão nítidos e fortes que acabaram se tornando o grande anseio de sua alma e a mola propulsora da sua existência. No início, ele pensara que sua família lhe daria algum reconhecimento ou reverência por isto. Mas, ao contrário, seus irmãos o odiaram, pois seus sonhos consistiam na promessa divina de que ele seria alçado à posição de liderança e autoridade. Seus irmãos, em contrapartida, o lançaram numa cisterna para depois descartá-lo, em vendê-lo como escravo aos seus primos ismaelitas que eram mercadores. Tudo em família.
No final, Deus usou José para salvar sua própria família e mudar o mundo.
A lição que aprendemos é esta: quando temos um sonho dado por Deus, não temos nenhuma garantia de que nem mesmo a nossa família ou o melhor amigo vá nos apoiar; e isto pode resultar em sofrimento, lutas e dificuldades. Mas o sucesso pertence a Deus!
Saiba disto: quem sonha os sonhos de Deus é uma pessoa diferente; e não se trata de uma questão de aparência, mas de perspectiva. Não somente ele é visto de modo diferente, mas, principalmente, vê tudo de modo diferente.
Deus tem sonhos maravilhosos para dar a cada um de nós, para realizarmos as boas obras que Ele de antemão preparou para que andássemos nelas (Ef 2.10).
Assim como José e o Pr. King ousaram sonhar os sonhos de Deus, cada um de nós também pode obter de Deus a visão que impulsionará a própria vida.
Às vezes queremos sonhar os nossos próprios sonhos: o desejo de ter, de fazer, de ser notado, de obter reconhecimento. Porém, muito melhor do que sonhar um sonho egoísta, é ter a visão que Deus mesmo preparou para cada pessoa. A real diferença é que os sonhos de Deus sempre se cumprem.
Deus está procurando alguém disponível para viver os sonhos que Ele tem preparado. Pode passar mais tempo, podemos sofrer ou ser incompreendidos, mas no tempo certo Deus vai finalmente cumpri-los. Sendo assim, não devemos colocar os nossos sonhos em coisas passageiras e perecíveis, mas é necessário, antes, compreender aonde os nossos sonhos podem nos levar. Pois isso tem a ver com o sucesso que só Deus pode nos fazer alcançar.
Sonhar os sonhos de Deus é incomparavelmente melhor que sonhar os nossos próprios, não tem prazo de validade e não possui nenhuma contraindicação. Os sonhos de Deus não são apenas melhores e sublimes, são perfeitos e totalmente eficazes.
Quando sonhamos os sonhos de Deus, as pessoas podem até nos rejeitar, nos chamar de fanáticos e de tudo o mais; podem nos colocar dentro de uma “cisterna” profissional, mas nada devemos temer. Antes, temos de saber esperar o tempo de Deus, pois, da cacimba, Deus pode nos elevar ao trono, ou nos levar a outro lugar de destaque que tenha determinado.
Não descanse até descobrir a visão de Deus para a sua vida, de modo que o mundo todo seja abençoado a partir disso, quando finalmente descobrir “quem é você” e “o que está fazendo aqui”, e tudo redunde para a glória de Deus. Amém!

*Pr. Benjamin de Souza*

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens