Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio Lima, publicado na PG do dia 26/05/24

Paulo defende a tese de que a justificação é pela fé em Jesus

GL. 3:1 – 4:31

Nesse texto, o apóstolo Paulo vai defender a sua tese de que a justificação é somente pela fé, e em hipótese alguma, pela lei.

Ele passa , então, a usar alguns argumentos na defesa de sua tese.

É claro que hoje não leremos todo o texto, pois, trataremos agora apenas da primeira argumentação do apóstolo.

Assim, ficaremos hoje apenas com o texto de Gl. 3: 1-5, no qual Paulo apela para a própria experiência dos gálatas.

No v.1 Paulo alega que os gálatas viram com os próprios olhos Jesus Cristo sendo crucificado por causa dos seus pecados. E isso é tão claro que, se mesmo sendo testemunhas oculares da crucificação, eles mudam de ideia para defenderem a justificação pela lei, só podem estar enfeitiçados.

Quando ele diz: “quem vos FASCINOU? A expressão grega é: quem vos ENFEITIÇOU?”

No v.2 ele faz uma pergunta retórica para afirmar que eles receberam o Espírito Santo pela fé e não pelas obras da lei, ou seja, eles foram alcançados pelo Espírito Santo para a justificação, sem precisarem fazer nada para merecer isso.

No v.3 ele diz que eles estão tão “ENLOUQUECIDOS” que, tendo começado no Espírito Santo, estão agora querendo ser aperfeiçoados por meio da própria carne, ou seja, pelo próprio esforço deles.

Paulo está dizendo que a obra da salvação, começa, continua e termina na dependência do Espírito Santo. Tentar tirar isso do Espírito Santo e atribuir ao mérito humano é loucura.

No v.4, Paulo diz que os gálatas tinham sofrido por causa de sua fé em Cristo. Ele então pergunta se isso foi em vão.

No v.5 Paulo faz o seguinte questionamento: aquele que dá o Espírito Santo a vocês e faz milagres no meio de vocês, milagres estes testemunhados por vocês, Ele faz isso pelas obras da lei ou pela fé que vem através da pregação da Palavra?

Esse é apenas o primeiro argumento de Paulo em defesa da sua tese de que a justificação é somente pela fé e não por qualquer obra humana.

E eu quero concluir esse estudo da primeira argumentação do apóstolo Paulo sobre esse assunto, citando um texto da sua carta aos efésios:

“Porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef. 2: 8,9).

Pare e pense nisso!

(Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz, sem qualquer titularidade ou prestígio, apenas um escravo. Escravo alforriado, mas escravo).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens