Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 12/05/24
CONHECER, APRECIAR E MEDITAR
15 – Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, 16 – Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: 17 – Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; 18 – Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; 19 – E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20 – Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. 21 – Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22 – E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, 23 – Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. (Efésios 1:15-23)
Paulo nesta carta dirige-se aos crentes identificados pela fé em Jesus e conhecidos pelo amor manifesto aos separados para a obra do ministério da palavra. A nossa fé e amor devem ser “gritantes” para serem ouvidas por todas as pessoas no mundo todo, pois, são característicasfundamentais, basilares, que identificam toda igreja que prega o evangelho de Cristo. Para tanto, devemos, nos esforçar em busca do conhecimento no Senhor Deus, pois a falta deste conhecimento levará à destruição do seu povo(Oséias 4.6).
Sem conhecimento dos mistérios e revelação em Cristo através da palavra, é impossível a igreja prevalecer. Oremos constantes a Deus pelo dom do seu conhecimento, espírito de sabedoria e de revelação. “ … ; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se(Mateus 10:26). O Senhor assim, há de revelar todas as coisas, especialmente a esperança aos chamados e riquezas da glória da sua herança aos santos(v.18).
Tendo os olhos iluminados pela fé, veremos, sobre nós, a grandeza e a força da operação do seu poder. “ – Mas recebereis a virtude (poder) do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8). Essa é a igreja desejada no coração de Deus manifesta em Cristo Jesus. Igreja sobreexcelente, grande, forte e poderosa. As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja edificada pelo Cristo ressuscitado e colocado à direita de Deus Pai nos céus (Mateus 16.18).
Definitivamente não há outro nome dado entre homens pelo qual importa sermos salvos(Atos 4.12), glória a Deus, Aleluia! Ele é acima de todo principado, poder, potestade e domínio. Jesus é o Salvador do mundo. A igreja de Cristo prevalece e jamais será destruída. O budismo veio para os indianos, o islamismo veio para os mulçumanos, mas o cristianismo veio para todos, independe da região geográfica no mundo. E não há outro nome que se possa nomear no século passado, século presente ou futuro. A igreja é o corpo do Cristo que sujeita todas as coisas a seus pés, e de maneira extraordinária é a plenitude daquele que cumpre tudo em todos(v.23). Conheça, aprecie e medite nessas coisas.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.