Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 05/05/24

SEM MIM NADA PODEIS

1 – EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 – Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 – Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4 – Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 – Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 – Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. 7 – Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 8 – Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15:1-8)

Jesus mais uma vez diz que Ele é o EU SOU, e Inexiste a possibilidade de interpretarmos de outra forma ou maneira sobre o que ele disse a respeito de si mesmo. E, assim, somos conduzidos em nossos pensamentos a lembrarmos quando Moisés, face a face com Deus, recebia instruções especificas para sair aos filhos de Israel, e, informar a eles que não estava indo como que por sua própria conta e risco, e, sim,  por causa da missão ordenada  pelo “Deus  dos  patriarcas”, Abraão, Isaque e Jacó. “Qual é o seu nome? Que lhes direi?”… “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU”,  apresentando-se primeiro a Moisés que deveria transmitir esse conhecimento aos filhos de Israel: “EU SOU me enviou a vós”(Êxodo 3.13-14). Sob esse aspecto Jesus se apresenta EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA. Refere-se ao Pai, o EU SOU, como o lavrador que trabalha perto da videira cuidando na produção para que haja muitos frutos.

Jesus diz que  somos as varas, ramos, ou galhos ligados ao tronco da videira que, naturalmente, deveria produzir para o reino de Deus. Para produção, o galho deve estar conectado à videira, recebendo os nutrientes necessários para manter-se saudável e frutífero. Jesus instruí os  discípulos e fala o que espera de nós. É impossível estar ligado a Ele pela sua palavra e não frutificar, pois junto com o Pai determina e trabalha para que assim aconteça. Não deseja  que sejamos estéreis como a figueira que amaldiçoou  que secou desde as raízes(Marcos 11.20.22). Jesus fala aos seusdiscípulos: “Tende fé em Deus”.

A falta da Fé impede ou cessa a obra de Deus em nós, tornando-se inviável  a sua operação através de nossa vida. Por isso, devemos cuidar em manter a fé, independente da circunstância, boa ou má. Para tanto temos a Palavra de Deus que limpa, vivifica e mantém a saúde espiritual. Estai em mim e eu em vós, disse Jesus. Sem mim nada podeis fazer, não produzirão fruto, sem mim, você será cortado fora e secará e depois lançado para arder no fogo. Não queremos isso.  Concordam?

Separados de Jesus tornamo-nos como inúteis só para ser queimado. Diferente, se estivermos ligados, alinhados, submetidosao Senhor em obediência à Palavra, produziremos o fruto do Espírito, glorificaremos a Deus Pai e, ainda por cima, há a garantia   do  livre acesso à sua presença para pedir o que quiser, e, claro, com o consentimento em nome de Jesus, pois é em seu nome que cumpriremos nossa missão e a quem  confiamos nossas solicitações diante de Deus. É esse o tipo  de discípulo que Jesuschama para segui-lo. Estamos ligados à videira, ou não. Deus Pai é o lavrador que corta, mas, pode novamente enxertar e ligar  o ramo separado que ainda não secou para o fogo ardente. Dependemos do Pai, do Filho e do Espírito, sejamos frutíferos e alegremos o coração de Deus. Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer”. Essa é a realidade e grande verdade para nós que estamos diante daquele que é o EU SOU.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens