Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na Página Gospel do Jornal Pequeno do dia 07/04/24

AMAR A SI MESMO

Por Roberto Veloso

O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus, 22:39)

Jesus Cristo esclareceu aos que o testavam os dois principais mandamentos. O primeiro, é amar a Deus acima de todas as coisas, porque Deus é o criador dos céus e da terra, nada foi feito senão por Ele. Portanto, toda a honra e toda a glória devem ser dadas ao Senhor.

O segundo, é amar o próximo como a si mesmo. Mas, a grande questão desse é se é possível amar ao próximo se não se ama a si mesmo. Independente dessa discussão, a verdade é que Jesus determinou que nós nos amassemos a nós mesmos.

Procurar amar a si mesmo é compreender que somos criados por Deus, à sua imagem e semelhança e que nosso corpo é o templo do Espírito Santo. É algo maravilhoso e sublime.

 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios, 6:19-20)

Amar a si mesmo abrange reconhecer o próprio valor e dignidade, cuidando do seu bem-estar físico, emocional e espiritual, sabendo que o vazio que existe dentro de nós deve ser preenchido por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.” (Salmo, 28:7)

Se somos seres imperfeitos devemos nos espelhar na figura de Jesus, que durante sua estada na terra nos mostrou como devemos nos portar em relação ao próximo e a si mesmo.

Amar a si mesmo significa tratar-se com respeito, compaixão e bondade, procurando o crescimento pessoal e espiritual, dessa forma será possível desenvolver relacionamentos saudáveis.

É necessário reconhecer que o mandamento de Jesus Cristo de amar ao próximo como a si mesmo contém dois comandos interligados, um não pode funcionar sem o outro.

Não podemos descuidar do amor próprio e nem do amor ao próximo. Os dois caminham juntos, porque para amar é preciso ter amor, estar cheio dele.

Quando cultivamos o amor próprio, somos capazes de amar o próximo. Esse mandamento de Jesus é essencial para nossa vida.

Ao amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos cumprimos toda a Lei e os profetas.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens