Fechar
Buscar no Site

Texto do Pastor Ivan Moutinho, PG do dia 07/04/24

CHAMADOS À PENSAR

8 – Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade. 9 – E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios. 10 – Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade. 11 – As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor. 12 – E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. 13 – De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. 14 – Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. (Eclesiastes 12:8-14)

O termo Eclesiastes significa homem que convoca uma assembléia religiosa, tem a ver com Eclésia, igreja cristã, os chamados para fora. Provavelmente este livro foi escrito quando Israel gemia debaixo de opressores estrangeiros (possivelmente os persas, entre 444 e 331 a.C). O autor amante de provérbios, fala para os filhos dos homens (1.13), fala à humanidade. Salienta a loucura e as trevas do homem natural, e ele prepara o caminho para a sabedoria e para a luz do evangelho.(Russel Shedd). Portanto quem fala não é a lei de um  sacerdote, não são os sábios reunidos num conselho e nem uma palavra de profeta. É o homem pecador que fala do pecado para outros homenspecasdores.

Tudo vindo do mundo resume-se em vaidade. A sabedoria deve ser desejada e para isso temos o livro de provérbios que ditam sobre conselhos de sabedoria. E mais ainda, a sabedoria deve ser praticada e não somente em palavras, mas em pensamentos, atitudes e na formação do caráter do ser humano. E necessário nos inclinarmos para ouvir a Palavra de Deus, fonte inesgotável da sabedoria. Não esqueço, numa reunião de oração na igreja quando perguntaram ao meu neto Asafe de oito anos qual o seu pedido de oração, e de maneira, admirável, para mim, ele pediu que orassem a Deus que lhe desse sabedoria. Meu coração orgulhoso de avô se encheu de alegria, ainda mais, porque, Asafe e Arthur, seu irmão, em alguns dias atrásabriram o coração para Jesus confessando-o como seuSenhor e único Salvador pessoal.

As palavras agradáveis e retas devem ser escritas em nosso coração de carne. O salmista considera a palavra de Deus como único recurso imunizante contra a geração do pecado em nós. “– Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11). A palavra do pregador figura como a ponta do arpão que fere, captura e arrasta para fora do mar da maldade, e fixa no coração como prego o entendimento verdadeiro dado pelo único Pastor(v.11), Jesus, que deu a vida pela ovelha e conhece as suas ovelhas (João 10.11,14).

Não há limite para o conhecimento das coisas do mundo, e tudo se torna cansativo e enfadonho (vs.12), no entanto se queremos descanso e refrigério, cumpramos o nosso dever que é temer a Deus e guardar os seus mandamentos (v.13), sobretudo não se enganando porque Deus ama, mas, também, julga com justiça. “: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra. (Eclesiastes 3:17b). Quer seja bom ou mau, nada há encoberto ao Senhor(v.14). Senhor, dá-nos da tua sabedoria.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens