Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 24/03/24

OS RAMOS NA ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM

Por Roberto Veloso

No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!” (João 12:12,13)

A entrada de Jesus em Jerusalém tem um significado espiritual muito grande, porque simboliza o recolhimento do cordeiro nas residências do povo hebreu no décimo dia do primeiro mês, quando a Páscoa foi instituída por Deus.

Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.” (Êxodo,12:3)

Jesus entrou em Jerusalém no mesmo décimo dia do primeiro mês, para nós o domingo que antecede a morte e ressurreição de Cristo. Jerusalém representa, no caso, a casa dos filhos de Jacó quando estavam escravizados no Egito.

O cordeiro sempre esteve vinculado ao sacrifício para a salvação. Assim se deu com Abraão, o pai da fé, quando surgiu o cordeiro para salvar Isaque da morte. Quando os israelitas saíram do cativeiro da Babilônia comemoraram a Páscoa com a morte de um cordeiro:

Mataram o cordeiro da Páscoa para todos os que vieram do cativeiro, para os sacerdotes, seus irmãos, e para si mesmos.” (Esdras, 6:20)

A diferença é que o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, veio para o sacrifício com a finalidade de nos libertar definitivamente da escravidão do pecado, nos salvar da condenação eterna e proporcionar a ressurreição e vida para sempre.

A crucificação de Jesus ocorrida durante a Páscoa judaica significa que Ele é o  Cordeiro de Deus, sem mácula, sem pecado, puro. O único sangue que tira o pecado do mundo é o de Jesus.

“Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés.”  (Hebreus 10:12,13)

E aquele sangue do cordeiro passado nas ombreiras e na verga da porta pelas famílias de Israel no êxodo do Egito, agora é representado pelo sangue de Jesus. E o Seu sangue nos justifica e nos purifica de todo o pecado.

Quem tem Jesus no coração e o aceita como Senhor e Salvador não entra em juízo, passa da morte para a vida eterna.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens