Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 24/03/24

O PREÇO DO ADULTÉRIO
“Agora, pois, a espada jamais se afastará da sua casa, porque você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o heteu, para ser sua mulher.” (2 Samuel 12.10)
À luz das Escrituras, o adultério é um dos pecados mais graves, com seriíssimas consequências para todos os envolvidos e até para aqueles que não participam desse ato insano e infame, ou seja, para os demais membros da família. O adultério de Davi com Bate-Seba, mulher de Urias, é um exemplo clássico do tratamento severo reservado por Deus aos adúlteros.
Enquanto Urias, um combatente de guerra, estava longe de casa, no campo de batalha, Davi, o mais famoso rei de Israel, engravidou Bate-Seba. Não podendo atribuir essa gravidez a Urias nem dele a esconder, Davi determinou, através de um general, que ele fosse colocado na frente do mais renhido combate, para que pudesse ser morto. Após a morte de Urias, Davi tomou Bate-Seba por mulher. Esse enredo já possuía em si seus resultados trágicos: uma gravidez adulterina e o assassinato de um justo, que jamais soube a respeito do mal que se passava em sua casa…
Todavia, piores frutos ainda viriam. Por meio do profeta Natã, veio a sentença a Davi, principal responsável pela prática do adultério: “a espada jamais se afastará da sua casa”. Quem puxa da espada, à espada morrerá; a espada que foi puxada contra uma outra família se voltava agora contra a casa de Davi. O Altíssimo detalhou um capítulo da sentença:
“Eis que farei com que de sua própria casa venha o mal sobre você. Tomarei as suas mulheres à sua própria vista e as darei a outro homem, que se deitará com elas em plena luz do dia. Porque você o fez em segredo, mas eu farei isso diante de todo o Israel e em plena luz do dia” (2Samuel 12.11-12). Isso aconteceu depois, desse mesmo modo. Algum tempo após, a casa de Davi foi um ninho de discórdia, traição e até incesto e assassinato entre seus filhos.
Ainda no presente, a infidelidade conjugal tem causado divórcio, morte, intrigas e sérias doenças emocionais nos filhos. Porque o adultério tem um alto custo para toda a família, a ordem é “fujam da imoralidade sexual!” (1Coríntios 6.18).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens