Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 17/03/24

RECOMEÇO
“Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” (Gênesis 7.1)
O primeiro pecado cometido pelo homem foi um pecado em família, pois a decisão de desobedecer a Deus consistiu num ajuste entre Adão e Eva, que, levado a cabo, trouxe a mais severa consequência para a criação: a morte. Com a entrada da morte no mundo, a perpetuação da espécie passou a depender, como nunca antes, da multiplicação das famílias, através da reprodução.
Esse fenômeno, em si, revela a importância que Deus reserva à família. Afinal, todos os propósitos do Senhor passam por ela, desde o princípio, quando afirmou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele” (Gênesis 2.18). Não obstante, da geração de Adão até à de Noé, a perversidade, a violência e a impureza também se multiplicaram, a ponto de as Escrituras registrarem esse terrível diagnóstico:
“O Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau. Então o Senhor ficou triste por haver feito o ser humano na terra, e isso lhe pesou no coração” (Gênesis 6.5-6). Tudo seria consumido pelas águas do dilúvio para que tivesse lugar um recomeço. Haveria acaso alguém que pudesse emprestar um DNA espiritual saudável a esse projeto de reconstrução da humanidade?
Noé achou graça diante do Senhor; homem justo e íntegro entre seus contemporâneos, Noé andava com Deus (Gênesis 6.8-9). Um homem justo apenas, no meio de toda uma geração corrompida pelo pecado. Porém, era necessário que esse recomeço também tivesse a família por fundamento. Daí a ordem “entra na arca, tu e toda a tua casa”. Devemos ainda extrair uma lição maravilhosa dessa narrativa bíblica: a família de Noé, na sua totalidade, não era justa, mas o caráter de Noé fez com que toda a sua casa fosse poupada.
Assim, trabalhemos por que nosso caráter seja forjado pelo Espírito Santo, a fim de que influenciemos a vida de toda a nossa família. Como família, sirvamos de instrumento de restauração e salvação de outros lares à nossa volta.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens