Pior que Cego
Creio que uma das deficiências mais limitantes é a cegueira. Não poder ver o rosto das pessoas ao seu redor, não poder definir os obstáculos físicos, não poder apreciar um pôr do sol, ou uma ave em voo, ou um sorriso é algo realmente trágico. No entanto, existe uma condição pior que a cegueira. É quando nossos olhos distorcem o que vemos. É pior, pois o cego, reconhecendo sua limitação, precisa confiar em outros para “ver” o que não vê. Aquele que tem a visão distorcida crê que está vendo a realidade. Com isso, qualquer ajuda é rejeitada, pois a pessoa acredita em sua visão, sem se dar conta de que esta está distorcida.
Jesus nos fala disso conforme o registro em Lucas 11.33-36:
“Ninguém acende uma lâmpada e a coloca em um lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz. Os seus olhos são a lâmpada do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz, mas, quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está no seu interior não sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma lâmpada brilha sobre você.”
A passagem é bem conhecida. A lâmpada não é a luz, apenas propaga a luz. A luz é Jesus, como ele mesmo afirmou em João 8.12: “Eu sou a luz do mundo”. Assim, o raciocínio de Jesus é que sua crença ou perspectiva de vida (olhos) determina sua vida (corpo). Se suas crenças forem alinhadas com Jesus, toda a sua vida será iluminada pelo próprio Jesus. No entanto, se suas crenças forem distorcidas, toda a sua vida será cheia de trevas.
Por isso o terrível alerta de Jesus no versículo 35: “Cuidado para que a luz que está no seu interior não sejam trevas”. Conheço muita gente a quem amo que tem crenças distorcidas e envolvidas em mentiras. Com isso, aquilo que chamam de luz é, na verdade, trevas, e sua vida evidencia isso. Pessoas que chamam escravidão, comportamentos destrutivos e caminhos tenebrosos de liberdade e “luz”.
Fonte/ chamada.com
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.