Texto do Bispo Mário Porto, publicado na PG do dia 10/03/24
SUFICIÊNCIA EM CRISTO: uma vida centrada na realidade divina
NOSSA SUFICIÊNCIA EM CRISTO: descobrindo o verdadeiro centro da vida
Quando refletimos sobre a nossa suficiência em Cristo, somos direcionados às palavras do apóstolo Paulo aos Coríntios no versículo 3capítulos 5-6: “Não que por nós mesmos sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se fôssemos capazes por nós mesmos, mas a nossa suficiência vem de Deus.” Essa verdade contida nesse texto nos desafia a reavaliar, nos dias atuais, onde está nossa verdadeira satisfação e fundamento.
Ainda no livro de Colossenses, Paulo enfatiza a grandiosidade de Cristo como o “primogênito de toda a criação”, o criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, e aquele em quem todas as coisas subsistem. A profundidade dessa verdade é muitas vezes obscurecida pelo retrato comum de Jesus como um bom samaritano, entretanto a ofensa aos fariseus, nos dias de Jesus, residia no fato da proclamação de que Jesus é Deus.
A realidade é que Jesus é o criador, o idealizador da existência e sua compreensão transcende nossos pensamentos e sentimentos. Enfrentamos assim o grande desafio que é viver pela verdade de Cristo, reconhecendo-O como o centro absoluto, mas quantas vezes, nos colocamos como reis de nossas vidas, adorando nossas vontades e centrando a existência em nós mesmos, um comportamento muito próximo à idolatria.
A teologia do cristianismo nos chama a abraçar a suficiência de Cristo. Ele é nosso fundamento, esteio e sobretudo nossa referência suprema. Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e somente Cristo basta. É uma verdade difícil de compreender, mas vital no mundo em que as pessoas buscam significado e propósito. O apóstolo Paulo, ao declarar que decidiu não saber nada além de Cristo, nos desafia a centrar nossas vidas em Jesus. A construção da convicção na suficiência de Cristo se dá à medida que O conhecemos diariamente nas Escrituras. Ele é a base da nossa fé, a fonte da nossa confiança.
Cristo é a imagem do Deus vivo, o primogênito de toda a criação, o início e o fim de tudo. Sua suficiência é a promessa de vida eterna. Ao reconhecermos o Senhor, precisamos mergulhar nas Escrituras, conhecê-Lo e permitir que Ele seja o verdadeiro centro de nossas vidas. Que a verdade da suficiência de Cristo nos inspire a viver uma vida equilibrada nEle. Somente Cristo satisfaz, e ao conhecê-Lo, encontramos plenitude. Que cada dia seja mais profundo em direção ao entendimento de que, em Cristo, temos tudo de que precisamos.
Mário Porto
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.