Texto do Bispo Mário Porto, publicado na PG do dia 03/03/24
A TAPEÇARIA DA VIDA:
Deus, o GRANDE artesão
Ao nos depararmos com adversidades e questionarmos a razão de eventos aparentemente inexplicáveis, é natural buscarmos respostas para entender o propósito da vida, a exemplo do patriarca Jó, que após enfrentar inúmeras provações, declarou “Deus, eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem”, (Jó capítulo 42, versículo 5) reflete a busca por compreensão diante das vicissitudes da vida.
comparativamente, a vida é como uma bela tapeçaria, um intricado trabalho manual conduzido por Deus, o Grande Tapeceiro. Observando de perto, a confusão de cores e padrões se desvenda, revelando uma imagem que, inicialmente, parecia distorcida. Assim como a tapeçaria, nossa vida, tecida pelas mãos divinas, muitas vezes nos parece um emaranhado sem sentido. A complexidade das experiências, sejam elas boas ou ruins, ganha significado quando olhamos para o passado com uma perspectiva diferente. Enxergamos um propósito que, no momento, pode ter parecido obscuro, mas que, ao se desdobrar, revela a orquestração divina em cada etapa. Deus, o artesão manual de nossas vidas, opera em cada detalhe, moldando nossa trajetória de forma única.
A vida nos apresenta inúmeras pessoas e experiências, aparentemente desconexas. Contudo, se dedicarmos um olhar atento ao nosso contexto, perceberemos como cada vivência contribuiu para a formação da obra completa que somos. Deus, como o autor e consumador da fé, é também o criador da nossa história, transformando a aparente confusão em uma tapeçaria bela e significativa.
Diminuímos nossos medos e ansiedades à proporção que entendermos e confiarmos que existe um plano maior para nossas vidas e compreendendo também que o universo é regido pela certeza de Deus, conforme o apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos (Capítulo 8 e versículo 28), nos lembra que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Assim, mesmo diante da complexidade de construir uma tapeçaria pessoal, ainda podemos confiar que todas as peças se encaixarão para o nosso bem.
1
Te convido para um momento de uma pausa, uma reflexão sobre a própria vida e entenda que em meio a encruzilhadas, mágoas e incertezas, você está vivo, sobreviveu a desafios, superou obstáculos. Deus, o grande artesão da história, continua a moldar sua obra com amor. Que cada um de nós, sendo parte dessa magnífica tapeçaria, reconheça a beleza da trajetória conduzida pelas mãos divinas. Compreenda que nos realinhar com Deus é fundamental para continuarmos na construção dessa tapeçaria. É no realinhamento com o Criador que encontramos a sabedoria para entender os intricados padrões de nossa existência e a força para seguir adiante.
Mário Porto
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.