Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 18/02/24

PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO – A TRINDADE

Por Roberto Veloso

Ide,portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mateus, 28:19)

A Bíblia está repleta de passagens nas quais é possível se verificar a existência da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo em uma só pessoa que é Deus. Uma das mais exemplificativas é o batismo de Jesus.

“Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mateus, 3:16-17)

Dessa maneira, estavam presentes as três pessoas da Trindade no batismo de Jesus. O Filho, batizado por João; o Espírito Santo que desceu na forma de pompa; e o Pai que declarou ser Jesus o seu filho amado, em quem Ele se alegrava.

Não somente no Novo, mas também no Velho Testamento há várias indicações da existência da Trindade, conforme se pode verificar no exemplo a seguir.

A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. (Gênesis, 1:2)

Esse versículo demonstra que o Espírito Santo é uma pessoa distinta do Pai, mas sem perder a mesma essência.

Jesus é a maior revelação da Trindade porque Ele é Deus entre nós e as pessoas testemunharam sobre isso por meio dos evangelhos e das cartas. Além de tantas outras que viveram com Ele e seguiram-no durante sua passagem pela terra. Ele mesmo disse:

Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
(João, 14:9)

Sabemos que Deus existe como três pessoas, mas é um só. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são eternos, onipresentes, onipotentes, infinitamente sábios, incomensuravelmente santos, desmedidamente amorosos e oniscientes, todos atributos de Deus.

Portanto, Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe em um só Deus.

Podemos, assim, concluir que o único Deus verdadeiro é uma trindade. Constituindo uma única divindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, sendo pessoas, sem distinção entre eles.

E na Bíblia está bem definido que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único Deus, sendo Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, a sua maior revelação.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens