Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 18/02/24

PERVERSIDADE EM FAMÍLIA
“Quando Jezabel ouviu que Nabote tinha sido apedrejado e estava morto, disse a Acabe: — Levante-se e tome posse da vinha que Nabote, o jezreelita, não quis dar a você por dinheiro. Porque Nabote não está mais vivo; morreu.” (1Reis 21.15)
O citado trecho das Escrituras registra o desfecho de uma triste história, que culminou na morte de um justo por um casal perverso. Nabote, natural da cidade de Jezreel, possuía uma plantação de uvas ao lado do palácio de Acabe, rei de Israel. Certa vez, Acabe cobiçou essa vinha e propôs a Nabote comprá-la ou dar uma melhor em troca. No entanto, Nabote recusou a proposta, porque aquela era uma posse de sua família, que deveria ser mantida, de geração em geração, consoante mandamento bíblico, visto que os quinhões de terra eram considerados propriedade do Senhor, e as famílias, deles simples usufrutuários.
Ao notar o desgosto de Acabe, Jezabel, sua mulher, tramou a morte de Nabote, mediante ardil, em que deveriam ser apresentados “dois homens malignos, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei. Depois, levai-o para fora e apedrejai-o, para que morra” (1Reis 21.10). E assim aconteceu. Quando soube da morte de Nabote, Acabe se apoderou indevidamente da sua vinha (1Reis 21.16).
Por causa dessa e doutras perversidades, o rei Acabe e Jezabel experimentaram o juízo de Deus e tiveram mortes trágicas, conforme profetizado por Elias (1Reis 21.19,23). Há uma explicação para tudo isso: desobedecendo frontalmente ao mandamento do Senhor, Acabe tomou por mulher Jezabel, natural de Sidom, e serviu e adorou a Baal, deus dessa localidade.
Era proibido o casamento de israelitas com mulheres estrangeiras (Deuteronômio 7.3-4), para evitar que se desviasse o coração deles para os deuses por elas adorados, como se deu com Acabe, ao se casar com Jezabel. Como lição, a narrativa bíblica emoldura um princípio irretorquível: os filhos de Deus somente podem enamorar-se de pessoas que também professem verdadeiramente a fé no Altíssimo, sob pena de os desviarem do caminho eterno. Pais, alertem a seus filhos; solteiros, tomem cuidado com esse sério risco.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens