Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 18/02/24

NÃO SEJAIS MUNDANO

15 – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 – Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 – E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (I João 2:15-17)

Já ouvi  alguém dizer “Fulano saiu da roça, mas a roça não saiu dele”. Todos nós somos observados a todo instante e, assim, aquilo que expomos como  nossos pensamentos, atitudes, o que dizemos, falam alto a respeito de nós mesmos e pode nos denunciar ou absolver de algum tipo de juízo que as pessoas fazem a nosso respeito. Um suspeito de crime quando  detido por alguma autoridade policial, é lhe dado o “direito legal” de permanecer calado, porque tudo o que disser poderá ser levado contra ele em um tribunal.

A carta amorosa de João traz em si, uma advertência aos “filinhos”, os perdoados dos seus pecados (v.12),  e refere-se às gerações de pais e filhos. Os pais que conhecem aquele que é desde o princípio, e aos filhos que, também,conhecem a Deus Pai. Portanto , nós, pais, somos responsáveis para repassar o ensino do temor de Deus às nossas gerações de filhos, nossa descendência. Infelizmente não é o que tem acontecido dentro de nossas igrejas, quando o ensino do  principio de toda sabedoria, o Temor a Deus, tem sido esquecido em ser repassado às gerações de filhos, e, assim, são mentirosos, pais e filhos,porque não guardam os mandamentos do Senhor, vivendo na mentira do mundo, desprezando a Palavra de Deus.

Não precisamos de “carnavais” para  avaliarmos se temos falhado , como pais, na formação de caráter para a boa conduta dos filhos. O que temos imprimido em suas mentes  como lição, exemplo, conselhos, disciplina? Hoje, vemos pais “negociando”, “comprando” o comportamento dos filhos com artefatos de última geração e não percebem que estão entregando os seus filhos aos cuidados do mundo que serão adotados “formatados” por uma IA (inteligência artificial) e serão reduzidos, a humanóides, como figura de homem,  alheios à Verdade,  ao conhecimento e condução de Deus. O amor do Pai não estará Neles.

Os noticiários  a respeito da festa “momesca” trás informações sobre os acontecimentos. Milhões de pessoas lotam as ruas expressando uma “falsa alegria”, e encenam luxúria, bebedeiras, extravasam em concupiscências da  carne, dos olhos e da soberba da vida. Presentes estão: a Imoralidade, desrespeito e ódio a Deus. Jesus, a cada festa, é personagem preferido dos “foliões”, é ridicularizado e escarnecido diante de multidões que consentem e aprovam a “brincadeira”. Mas é certo “ – Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.  – Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará. (Salmos 2.4,5). No meio da “festa” houve discussão quando uma cantora disse que iria “macetar o apocalipse”, não deu outra, do enorme caminhão do “trio-elétrico”, repentinamente, começou a soltar grandequantidade de  fumaça(CO2) e, depois, quase tomba na avenida em cima das pessoas que acompanhavam de perto  o veículo. Quem ia macetar foi levemente macetada por Deus. De Deus não se zomba.  A festa passou, o mundo passará e  toda a sua concupiscência, mas temos firmes que aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre(v.17).  Saímos do mundo, mas, o mundo tem que sair de nós.

Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA  

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens