Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 11/02/24

CELEBREMOS SEM FERMENT0, COM SINCERIDADE

7 – Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8 – Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. 9 – Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; 10 – Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. 11 – Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.( I Corintios 5:7-11)

Não sou a pessoa ideal para falar sobre fermento, então, procurei saber um pouco  à respeito, e, em uma página de internet nomeada “Receitinhas” dá quatro razões do porquê não se deve utilizar fermento vencido, ou fermento velho. Primeiro é que prejudica na qualidade da massa que não cresce adequadamente; segundo, o sabor torna-se  amargo e desagradável; terceiro, prejudica a textura da massa; quarto aumenta o risco de contaminação e toxicidade prejudicando a saúde.  Jesus adverte sobre o fermento dos fariseus (Mateus 16.6) que é a doutrina mesclada com a insinceridade. Para viver uma qualidade de vida devemos nos desvencilhar, ou limparmo-nos do “fermento vencido” que põe a perca de todos os outros elementos da receita(ovos, trigo, azeite, açúcar, sal). Sejamos uma nova massa, sem o fermento da maldade, aprendendo sempre dos ensinamentos de Jesus e ser uma “nova criatura em Cristo”(I Coríntios 5.17).

Façamos a festa espiritual e não a da carne, porque Cristo é a nossa passagem para a liberdade  das festas carnais do pecado. Cristo é o motivo da nossa celebração de alegria e a Ele, devemos nos associar e festejar todos os dias enquanto respirarmos. Celebrai com júbilo ao Senhor.. a ele servi com alegria, apresentai-vos com cânticos e sabei que o Senhor é Deus (Salmos 100).

A carta à igreja de Coríntios, e tantas as outras cartas  de Paulo  são  firmes no que diz respeito a ensinamentos doutrinários e repreensões àqueles que se dizem irmãos mas não praticam e nem buscam a sinceridade e a verdade de Deus, mas são, avarentos, roubam, são idolatras, são maldizente, beberrões, como aqueles de fora que não pertencem à igreja. Não há associação possível para comos falsos irmãos.

Infelizmente, à pretexto de celebração, grupos de pessoas diversos que servem à idolatria da carne, não satisfeitas com o acúmulo das suas iniqüidades aqui na terra, elevam aos céus o escárnio, zombaria e desprezo declarando o seu ódio ao próprio Deus que lhes deu a vida. Mas, Jesus pediu a Deus por esses: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”(Lucas 23.24). Para os de fora, ainda há possibilidade de salvação pelo arrependimento dos seus pecados, mas não haverá perdão para aqueles que blasfemam contra o  Espírito Santo e que se dizem irmão e não o sendo, não vos associeis com eles mas. Jesus seja oprincipal motivo do nosso louvor e festa da nossa alma.

Nos dias da festa da carne (carnaval) é quando a igreja física deve, e, se reúne numa congregação dos santos do Senhor, num acampamento espiritual para  edificação e crescimento em santidade. “ – Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;  – Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;- Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (I Pedro 1:14-16). Sejamos sinceros e verdadeiros festejando Cristo em santidade. Amém!

  1. Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – Ma

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens