Fechar
Buscar no Site

Fenômeno raro: Reino Unido tem previsão de ‘chuva de sangue’

Quando a chuva cai, ela apresenta uma cor avermelhada e, ao secar, deixa uma fina camada de poeira da mesma cor, que pode cobrir casas e carros.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE BBC NEWS BRASIL
Chuva de sangue. (Captura de tela: YouTube/History Brasil)
Chuva de sangue. (Captura de tela: YouTube/History Brasil)

Há previsão para esta semana de que o Reino Unido pode ser atingido por um fenômeno bastante raro conhecido como “chuva de sangue”, de acordo com as previsões meteorológicas e conforme notícias da BBC News Brasil.

O termo “chuva de sangue” refere-se à precipitação que transporta partículas de areia dos desertos. “As tempestades no deserto do Saara, localizado a mais de 3 mil quilômetros de distância, frequentemente agitam a poeira, que é então transportada em direção ao Reino Unido”, conforme explica o serviço nacional de meteorologia britânico, Met Office.

Quando a chuva cai, ela apresenta uma cor avermelhada e, ao secar, deixa uma fina camada de poeira da mesma cor, que pode cobrir casas, carros e objetos que fiquem ao ar livre. Para deixar qualquer tipo de resíduo, no entanto, precisa ser uma chuva breve. 

Sobre a ‘chuva de sangue’

“A poeira saariana está sendo transportada para o norte e vai afetar o Reino Unido nos próximos dias, após as recentes tempestades de poeira no norte da África”, explicou Marco Petagna, meteorologista da Met Office.

A chuva e a fina camada de poeira que resta depois dela também podem apresentar outras cores. As diferentes cores de areia no Saara fazem com que a chuva e a camada que ela deixa variem em cor, disse o especialista em clima, Philip Eden, à BBC News.

“Pode ter uma tonalidade avermelhada, mas é bastante raro. É mais provável que seja de cor areia ou marrom. Não é tão espetacular quanto parece”, continuou.

‘Poeira da Península Arábica’

O fenômeno é mais comum no sul da Europa, como Espanha e sul da França — que estão mais próximos do Saara. Mas a chuva de areia também pode viajar longas distâncias e acontecer em áreas como a Escandinávia.

A ‘chuva de sangue’ ocorre algumas vezes por ano no Reino Unido, afirmam os especialistas. No entanto, a poeira vista geralmente é amarela ou marrom e misturada em concentrações muito baixas — o que faz a chuva parecer comum.

“Como em outras partes do mundo, o vento pode soprar fortemente sobre os desertos, levantando poeira e areia para o alto do céu. Se os ventos na parte superior da atmosfera soprarem para o norte, a poeira pode ser transportada até ao Reino Unido”, especificou o Met Office.

Um incidente bem documentado de “chuva de sangue” ocorreu em 2001 no estado indiano de Kerala, ao sul do país. No meio de uma temporada de monções, chuvas vermelhas começaram a cair e continuaram, sem parar, por várias semanas. A cor era forte o suficiente para manchar roupas. Investigações sugeriram que a chuva era vermelha porque os ventos haviam levantado poeira da Península Arábica.

Sinais no céu e a volta de Jesus

Qual a possibilidade de fenômenos como a ‘chuva de sangue’ ter ligação com “os sinais no céu” que a Bíblia profetiza em Lucas 21, indicando que seriam prenúncios da volta de Jesus?

“O que os céus anunciam é uma questão de fé e interpretação”, disse Amanda Borschel-Dan, editora do The Times of Israel, conforme matéria publicada no Guiame sobre o alinhamento de planetas, em março de 2023.

Para o pastor e escritor Lamartine Posella, os sinais estão no céu cada vez mais evidentes e apontam para a volta de Jesus.

E segundo o pastor Antônio Júnior“não podemos ignorar os sinais que mostram que Jesus está próximo”. Mas, ao ler alguns versículos de Mateus 24, ele alerta também sobre a vigilância consciente.

É importante observar os sinais, mas Jesus não quer que a gente fique olhando para o céu o tempo todo, só em busca de sinais. Ele não quer que a gente pare a nossa vida, mas que a gente viva e pregue o Evangelho”, concluiu.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens