Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 04/02/24

OS OLHOS DO SENHOR SOBRE TODOS, POR TODOS E EM TODOS

1 – ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 – Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 – Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.4 – Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 – Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; 6 – Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.( Efésios 4:1-6)

liberdade em Cristo Jesus, até porque é o cumprimento de profecia, “ – O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;(Isaías 61.1)”  Jesus, num sábado, na Sinagoga, lendo esta profecia atraiu a todos que ouviram: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir(Lucas 4.21). Paulo, prisioneiro do pecado foi liberto por Jesus a caminho de  Damasco e, agora, com gratidão, declara-se preso do Senhor escrevendo de uma de suas prisões em Roma.

A igreja, chamada para a liberdade em Cristo (João 8.36) é exortada para ser aperfeiçoada, viver em humildade, ter mansidão para com todos, e longanimidade que é a paciência extrema para suportar ofensas, injúrias, ou os próprios sofrimentos. Somos livres para aceitar ou não a exortação, sabendo, no entanto, que disso depende a libertação das prisões da alma humana. Sendo assim, temos que tratarmos a nós mesmos para não ser nocivo para com os nossos irmãos e, também, pessoas de fora.Revesti-vos de amor, o poder de Deus, e  vínculo da perfeição, assim, seremos a sustentação para os mais fracos.

Numa reunião de pessoas pode insurgir discórdias, oposições, partidarismo, formação de grupinhos, sabemos disso. Paulo diz aos gálatas que toda a lei se cumpre numa só palavra. “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros”(Gálatas 5.14,15). Um alerta temerário à igreja.

A igreja só será a igreja de Cristo, se, definitivamente, guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz(v.3). A igreja deve promover a paz em seu próprio ambiente, pois é um só corpo e há um só Espírito e todos têm uma só esperança, um só Senhor, um só batismo pelo testemunho em uma só Fé. E o que dizer sobre a “cobertura” plena do nosso Deus? Sobre todos, por todos e em todos. É  inadmissível o mau comportamento da igreja reunida. Há uma expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários (Hebreus 10.27). Não sejamos adversários de nós mesmos, nem dos outros, e, principalmente de Deus, sabendo que “– Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons (Provérbios 15.3)”. Os olhos do Senhor estão sobre a sua amada igreja. Pensemos nisso!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens