Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 28/01/24

FAMÍLIA QUE CONFRATERNIZA COM CRISTO

20 – De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. 21 – Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. 22 – Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.( I Corintios 11:20-22)

Paulo escreveu pelo menos quatro cartas à igreja de Coríntios quando permaneceu na cidade de Éfeso em 56,57 ou 58 d.C. Apenas duas constam do compêndio bíblicoe pode ser que I Corintios tenha sido a segunda carta escrita, pois dentro de contextos das suas cartas conhecidas, há evidência de outras duas, as quais encontram-se perdidas, no entanto, sem comprometimento no que se diz respeito aos ensinos dos princípios doutrinários e instruções que ajudam os membros da igreja, até em nossos dias, que tem dúvidas e problemas que dificultam os conversos abandonarem suas crenças e práticas antigas.

A doutrina e prática da igreja, se não forem bem resolvidas, podem prejudicar o bem-estar entre os irmãos, ameaçando a sobrevivência da comunidade cristã. Divisões que despedaçam a unidade, imoralidade, querelas entre membros levados a tribunais seculares, impureza sexual, desordem,  irreverência e desatenção aos irmãos mais pobres. Assim nós devemos viver na comunidade cristã para edificação em Cristo, sabendo que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz e  alegria no Espírito Santo(Romanos 14.17).

O ajuntamento da igreja não deve ser visto , apenas, comouma reunião social, pois a reunião da igreja é a reunião da família de Deus, a mais especial família sobre a face da terra. “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;(Efésios 2:19). Desde o final do ano muitos confraternizaram em reuniões familiares, de trabalho e mesmo da igreja e seus departamentos, EBD, Ministérios de Louvor, Sociedade de mulheres cristãs e de homens, Unijad, em todas essas reuniões foi providenciado algum  tipo de alimento. “- Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” (João 4:34). Como filhos de Deus, temos imitado a Jesus fazendo a sua vontade como Ele mesmo fazia a vontade do Pai? “- Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.” Temos sido filhos obedientes ao Pai?

Desprezamos o Pai quando desprezamos a igreja de Deus, desprezamos a Deus quando pensamos só em nós mesmos e envergonhamos aquele que nada tem. Na reunião da igreja deve haver a unidade em Cristo. Somos um corpo, uma família que deve expressar ao mundo o porquê, mesmo sendo tão diferenciados, uns com pouco e outros com mais. Que possamos esperar pelos mais fracos, não nos antecipando em “comer da própria ceia” vendo o irmão  com fome.  Que possamos comer e repartindo o pão uns com os outros e não se embriagar com vinho, onde há dissensão, mas ser cheios do Espírito Santo. A partir de então, Paulo instrui sobre a Ceia do Senhor no ajuntamento da igreja para a Ceia do Senhor. E diz a cada um de nós “examine-se, pois, a si mesmo”. Sejamos crentes de boa consciência, afinal, nos apresentamos ao mundo como família de Deus, portanto, todos, devemos confraternizarmo-nos como um só corpo com Cristo Jesus, o Cabeça e Senhor da igreja.

Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens