Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 21/01/24

PARA QUEM IREMOS NÓS?

63 – O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. 64 – Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. 65 – E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. 66 – Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. 67 – Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? 68 – Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.69 – E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.70 – Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.71 – E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze.(João 6:63-71)

Uma multidão seguia Jesus, porque, por onde ele passava fazia muitos milagres curando, cegos, paralíticos, aleijados e toda sorte de enfermidade. A multidão que o seguia há muitos dias apresentava cansaço e fome pela escassez de alimentos. Jesus compadeceu-se e operou o sinal da multiplicação de cinco pães saciando a fome de mais de quatro mil pessoas. No entanto, a multiplicação dos pães, marcou o início de uma nova etapa em seu ministério, quando muitos dos seus discípulos voltaram atrás e resolveram não mais andar com Jesus pois em seu discurso identificou-se como o Verdadeiro Pão vindo dos Céuscontrariando aqueles que tinham o “Maná” vindo dos céus edado por Moisés quando o povo hebreu peregrinou no deserto durante quarenta anos. Entenderam que Jesus num verdadeiro absurdo fazia-se superior a Moisés e maior ainda que o maná. Duro discurso.

Mas a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Precisamos conhecer, também, que não há criatura encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.(Hebreus 4.12,13). Prova disso é que mesmo antes de ser traído, Jesus sabia que seria Judas Iscariótes, dentre os doze. (v. 64,70,71).

O discurso de Jesus fez com que muitos dos seus discípulos retrocederem e não mais andar com Ele (v.66). As curas, milagres, promessas de prosperidade financeira, sucesso nos negócios propalado por vendilhões da fé em nome de Jesus atraem multidões de interesseiros e enchem os seus templos. Está em alta um outro evangelho que não contraria o homem, que  passa a mão na cabeça do pecador, minimiza o pecado e não o confronta com a verdade. O evangelho verdadeiro é duro para os conformados a este mundo, que não almeja a eternidade prometida em Cristo. Deus não se interessa pelo interesseiro, abomina-o, e, o separa para a condenação eterna.

Simão Pedro foi feliz,declarando a sua fé e confiança nas palavras e ensinamento de Jesus: “… para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. – E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”(v.68,69). Não importa o quanto duros são os ensinos da palavra, e sim quem ensina, Jesus é manso e suave de coração e dá descanso para a alma. Devemos segui-lo por toda vida com fé, confiança, amor em obediência. Assim seja!

  1. Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens