Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 14/01/24

QUEM É DE DEUS, PERDOA

– Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32)

Em Deuteronômio 2.21, diz que o Senhor destruiu um povo grande, e numeroso, e alto, como gigantes, mas escolheu para si um povo menos numeroso porque o Senhor é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e misericórdia até mil gerações aos que amam e guardam os seus mandamentos (Deuteronômio 7.7-9). Portanto, o amor é uma decisão divina que espera a devida correspondência daqueles que amam e guardam os mandamentos do Senhor. Jesus disse: “- Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”(João 14.21), assim, o amor, também é um mandamento, dado como ordenança. Obedeçamos as ordens do Senhor Jesus.

Muitos dizem que amar é uma decisão e não sentimento do coração humano. O que dizer? Amo, por isso perdôo , ou perdôo por isso Amo? O amor verdadeiro é exercitado nos relacionamentos com Deus e com o próximo. Ensinando a orar , Jesus nos incita a rogar perdão  a Deus Pai  pelos nossos pecados,  mas, também, que exercitemos a liberação do perdão.  Portanto,  em obediência aos  mandamentos e ensinos do Senhor Jesus somos constrangidos a amar como Ele nos amou. “- Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34). Na carta aos efésios Paulo “recita” como num poema:  “ – Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, – Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,  – E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”( Efésios 3:17-19).

O principal de todas as decisões e escolhas deste mundo, é amar como Cristo nos amou. E por causa da manifestação do maravilhoso amor é que somos perdoados dos nossos pecados e justificados mediante a fé pelo seu gracioso perdão. Por mais que vivamos neste mundo, nunca alcançaremos o conhecimento da medida do amor de Deus. E assim, vez em quando, conjecturamos se devemos ou não perdoar a quem nos ofendeu. Pensemos mais sobre isso e pratiquemos.

O que move o mundo não são as respostas, mas as perguntas que nos obrigam  ao exercício do pensamento.  Existe alguma situação nessa vida, por mais cruel que seja, em que o Cristão não deva perdoar o próximo? Se alguém nos persegue, traí, maltrata, calunia, amaldiçoa,  ameaça, assassina algum ente  querido,  enfim, mesmo assim somos devedores do amor de Deus. Haja visto que a liberação do  perdão “cura, sara e liberta  a alma ofendida,  mais do que o seu  ofensor. Aquele que foi perdoado mediante a fé em Jesus, é devedor do amor que ensina a perdoar as ofensas.  Perdoar não é para qualquer um, é restrito somente a quem persevera na  nova aliança com  Cristo em obediência aos seus mandamentos de amor.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens