Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Moreira Silva, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 07/01/24

Ser Cristocêntrico.
É ter no Cristo eterno, o verbo que se fez carne, a chave hermenêutica para interpretar a vida, as escrituras e a história. Tudo tem que ser avaliado a partir do que Ele viveu e ensinou, se não estiver de acordo com o Espírito do seu Evangelho, no mínimo tem que ser questionado. Ser Cristocêntrico é ter a consciência que os movimentos e tradições contribuíram muito para o desenvolvimento de compreensão da fé, mesmo assim, eles não estão isentos de críticas. A história de 1700 anos do cristianismo nos leva a perceber que onde há a presença humana sempre terá vestígios de erros e equívocos. Nisso incluem-se os cristãos do segundo século que são chamados os pais da igreja, os movimentos reformistas que culminou na reforma protestante e os movimentos pentecostais. Sendo assim, ter Jesus como chave hermenêutica contribuirá para uma percepção Justa e equilibrada do seu evangelho
II. Significa ter na pedagogia de Jesus, a ortodoxia e ortopraxia por ser ele a própria interpretação do seu evangelho.
III. É tê-lo como a sua pedra angular, o fundamento da fé, o parâmetro, o paradigma para avaliar todos os movimentos e tradições que criamos, pois ele é o centro e a base de todas as coisas, ELE nos livra de sermos rotulados de conservadores, progressistas ou liberais, ele é o ponto de equilíbrio e de lucidez para se desenvolver um pensamento teológico saudável.
IV. Significa também está arraigado e alicerçado na palavra do Cristo eterno, porque nele estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e de conhecimento que nos livra da presunção de superioridade, nos dando senso crítico, pois a consciência obtida pela graça de Jesus nos faz seus talmidins, seus discípulos.
V. Pois, Ele é o arquétipo singular do ser humano pleno e verdadeiro, segui-lo é mergulhar no verdadeiro conhecimento, acompanhá-lo por fé é unir-se a sabedoria que precisamos para se estar na vida. Ser Cristocêntrico é ter a palavra do Cristo eterno como absoluta em sua existência.
A Ele toda glória
Pr. Moreira.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens