Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 07/01/24

HOMEM NATURAL E O ESPIRITUAL
14 – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 – Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 16 – Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (I Corintios 2:14-16)
Paulo faz uma distinção entre o homem natural e o homem espiritual, pela forma como ele vê e pensa sobre as coisas deste mundo. O homem natural se vê como um qualquer vivendo de acordo com a natureza de todas as coisas criadas. Deus formou a terra, todo animal do campo e toda ave dos céus, mas, os trouxe à Adão, para este ver como lhes chamaria. Assim, o Senhor autorizou o homem na pessoa de Adão concedendo-lhe o direito de dar nomes para todas as outras espécies viventes criadas por Deus(Gênesis 2.19,20) No mundo de hoje, por causa da degeneração da humanidade, vemos aberrações por conta de uma tal “ideologia de gênero”, Adãos pensam e sentem-se ser Evas e vice-versa, ou mesmo comportam-se como cães domesticados ou berrando sentindo-se ovelhas em um pasto. A que ponto chegamos?
Por não compreender as coisas do Espírito de Deus, muitos ficam escandalizados, pois lhes parecem loucura, e, são, porque fogem ao controle da razão de quem ainda não nasceu do espírito, portanto não nasceu de novo, ensina Jesus. “ – O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. – Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.( João 3:6-7). Falou Jesus a um homem religioso, mas que se interessou em ouví-lo.
Somente os que nascem da água e do Espírito recebem discernimento e não confundem as coisas pertinentes ao Reino dos Céus das coisas que estão no mundo. Quem nasce do espírito percebe a realidade espiritual e vê, nitidamente, em meio ao perigo do cerco inimigo, a providência e o livramento de Deus. “ – E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”(II Reis 6:17). Jesus veio para curar a cegueira espiritual, conforme a profecia, “ – Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.” (Isaías 42:7), oremos por maior visão espiritual.
Certamente, mesmo deixando de ser homem natural, tornando-se homem espiritual pela novidade do novo nascimento, ainda assim, conheceremos a Deus somente parcialmente, nunca alcançaremos os pensamentos de Deus que é alto, soberano e onipotente sobre toda a existência humana. “ – Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” (I Corintios 2:9). Cuidado com a “ideologia de gênero espiritual” onde homens naturais sentem-se espirituais, dos que reivindicam e intitulam-se “homem de Deus” como Elias que venceu os quatrocentos e cinqüenta de Baal; sentem-se “Profeta”, ao nível ou maior que Isaías; consideram-se “Apóstolo” designado diretamente por Jesus; “Patriarca” da descendência de Abraão, Isaque e Jacó. Fujam desses e corram imediatamente para Jesus, o único merecedor de toda glória e majestade. “-
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,” (Hebreus 1:1). Por fim, o homem natural torna-se espiritual quando, crê em Jesus, nasce de novo, é vivificado pela Palavra e lhe é dado o poder de Deus, o Espírito Santo, derramado em seu coração.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens