Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 10/12/23
FORÇA IMBATÍVEL
“O cavalo é preparado para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor.” (Provérbios 21.31)
Faz um longo tempo, o apostolo Paulo escreveu: “Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5.15-16). Naqueles dias maus, ele profetizou tempos mais difíceis ainda, que já nos alcançaram, em que os homens seriam egoístas (amantes de si mesmos), desobedientes aos pais, traidores (infiéis) e mais amigos dos prazeres do que de Deus, entre outras más qualidades que compõem uma extensa lista registrada em 2Timóteo 3.1-5.
Esses comportamentos iníquos atingem em cheio a família, que vive dias terríveis, sendo bombardeada por todos os lados, por uma cultura pós-moderna, inclusive, que subverte os valores e faz pouco caso de compromissos e responsabilidades dos sujeitos das relações familiares que foram sedimentados através de milhares de ano por meio da ética e da moral judaico-cristã. Não tem sido nada fácil combater o bom combate da fé a partir do lar. Afinal, vivemos uma guerra contra as forças espirituais do mal que intentam escravizar a mente humana, sob a forma disfarçada de conhecimento ou saber (2Coríntios 10.3-5).
“Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Salmo 11.3). Destruída a família, que mais poderia fazer o justo? Os justos precisam se preparar eficazmente para combater em defesa do casamento, da pureza, da família, dos filhos, mediante a leitura, meditação, ensino e prática da Palavra, a oração, o jejum e a vigilância, bem como por meio de livros especializados, cursos, encontros e seminários sobre as questões da família. São estratégias muito importantes.
Todavia, a passagem bíblica em estudo adverte que “o cavalo é preparado para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor”, ou seja, todo o nosso empenho deve ser levado a cabo para a proteção dos interesses da casa, porém é o Senhor que promove a vitória em face das forças más que se levantam contra ela. Nele, fazemos proezas; sem ele, todo o esforço é inútil. Lutemos, mas esperemos sempre pelo indispensável agir do Todo-Poderoso.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.