Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na Página Gospel do Jornal Pequeno do dia 10/12/23
O PROBLEMA DO MUNDO É O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO?
(Texto bíblico – Jeremias 29:1-14)
“4 – Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia: 5 – Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. 6 – Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. 7 – E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.”
É Deus que sabe de todas as coisas, O povo de Israel enfrentava momentos difíceis levados para o cativeiro babilônico, distantes da cidade de Jerusalém que ficou em ruínas. Mas, a questão é que foi Deus quem permitiu assim: “… fiz transportar de Jerusalém para Babilônia; “ – E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)
Seja em qualquer lugar, Deus continua instruindo e favorecendo o seu povo. A “estratégia” foi dada pelo Senhor: “Edificai casas e habitai-as; plantai jardins, e comei do seu fruto”. A verdade é que nós mesmos somos responsáveis em preparar o nosso “habitat”. Nós mesmos devemos preparar o ambiente aonde viveremos temporariamente. Jardins, também, são necessários, no caso do povo de Israel, os jardins produziriam alimentos além da beleza de uma paisagem que agrada o visual. Comei o seu fruto, é a ordem. Importante, então, é semear a melhor semente para nos alegrarmoscom os frutos. O salmista diz: “ – Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.” (Salmos 16:11). “ – Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17)
Deus ordena: “… gerai filhos e filhas, … multiplicai-vos ali, e não diminuais”. Em outras palavras, causem uma “explosão demográfica”. O nosso Deus requer um numeroso povo para servi-lo, e diz, não diminuais. Olhando sob a perspectiva humana o aumento da população mundial, é encarado por muitos como um “problema universal”. Mas para Deus isso não é problema.
Há quem defenda a diminuição do número de pessoas no mundo, baseado em uma tola filosofia, como a de Thomas Robert Malthus de 1798, de que tem gente demais, sem formação, sem condição de crescer em nada e a solução é fugir da “Armadilha Malthusiana” que sugere uma “transição demográfica” com fins de fazer a contenção do nascimento de pessoas para que haja menos gente no mundo, para evitar a escassez alimentar. Mas Deus é quem abençoa e ordena: “– E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. Deus reafirma a sua vontade para Abraão: “ – Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;”. O problema não é o crescimento demográfico, mas a falta de paz, e o Senhor diz: “– E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.” A minha paz vos dou, disse-nos Jesus, o Príncipe da Paz.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.