Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho – PG do dia 03/11/23

Veja cada um como edifica sobre o fundamento que é Cristo.

Texto Áureo – (I Corintios 3:1-10)

“8 – Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 9 – Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 10 – Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.

Quanto à salvação, é pela Graça de Deus, mas não de graça, e é com dificuldade que somos salvos, num processo que iniciou no passado, quando decidimos abrir o coração para Jesus entrar. No  dia que se chama hoje, no presente,  devemos estar unidos com Cristo, ligados, e vivendo com Ele, por Ele e para Ele, com atenção para o futuro, em continuar produzindo  frutos para a vida eterna.

Deus concede sabedoria a quem o pedir. Paulo fez-se, um sábio arquiteto (v.10) colocando “o fundamento” que é posto pela pregação, ensino e defesa do evangelho de Cristo para a edificação da igreja, sabendo que “- Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;”. Paulo refere-se a si mesmo e, também, à Apolo  sendo simples cooperadores: “… quem é Paulo, e quem é Apolo senão ministros através dos quais muitos creram”(v.5).

Assim, a igreja na cidade de Coríntios, bem como em nossos tempos, deve dispensar o partidarismo por causa de homens, sendo de Paulo ou de Apolo (v.4). A igreja é de Cristo e, na unidade da Fé, não repartida, somos  unânimes e pertencemos a Deus que dá o crescimento. Inclusive, mesmo aqueles que ensinam, devem ter o cuidado de falar e como falar, afim de que não venham semear duvidas e dissensões, gerando  confusão nas mentes daqueles que, ainda, como crianças que bebiam do leite dado por Paulo e não cresceram o suficiente para comer alimento sólido, que é a Palavra.

Admoestação é o “choque” para rever o que somos, como pensamos, e como temos vivido. A palavra de Deus é integra, é genuína e importa que cresçamos no conhecimento, na intimidade no desejo de alcançar a maturidade à estatura ideal de Cristo. Somos, todos,  cooperadores, membros uns dos outros, do corpo da igreja. “ – Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.(I Pedro 4:10). Invejas, contendas, dissensões, é a carnalidade a ser detectada  deve, firmemente, ser banida do seio da igreja.

É a nossa responsabilidade como irmãos em Cristo,  cuidar uns dos outros. Particularmente, amorosamente, dias atrás, fui  argüido pelo meu, sempre professor e pastor Raul a respeito de uma colocação num parágrafo de um  texto escrito por mim, aonde, deixei margempara se pensar que  o plano da salvação não se completou. Falhei por  não ser claro, quando usei de força de expressão quando disseque a salvação não se completa na cruz, mas digo, agora, que multidões olham para a cruz e rezam voltando-se para uma imagem de um suposto Cristo ainda pregado no madeiro; há aqueles que acreditam na ressurreição, mas, não crêem que serão ressuscitados,e outros,  aceitam que Jesus foi elevado às alturas, mas não tem a  fé e esperança na  sua volta para buscar sua santa igreja. É para esses que  a obra da salvação não se completará. Obrigado por me argüir, meu irmão, amigo, professor e pastor Rawl FAZ. A advertência fica: Veja cada um como edifica sobre o fundamento que é Cristo.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens