Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 26/11/23

DEUS NO CONTROLE

Por Roberto Veloso

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias, 29:11)

Uma das características do Livro de Jeremias é a pregação da esperança mesmo diante das maiores adversidades. Israel estava sob o jugo babilônico e a maior parte de seu povo exilado. Era uma época de muita angústia e sofrimento. Diante das circunstâncias, o povo aguardava sempre o pior.

As pessoas estavam fora de sua terra, mas Jeremias prega a confiança no Senhor, preparando o povo para o futuro. Ele orienta as pessoas a construirem casas, fazer pomares, casarem-se e darem-se em casamento, tendo filhas e filhos.

Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais.” (Jeremias, 29:5,6)

Essa palavra era incompreensível para muitos, porque a situação era tremendamente desfavorável. Porém, Jeremias orienta a ter confiança no Senhor e diz qual deve ser o comportamento do fiel nessas ocasiões.

A primeira é invocar o nome do Senhor e orar.

Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias, 29:12, 13)

Essa direção é sempre atual, porque muitas vezes quem está cercado de adversidades e não tem a Deus como Senhor, não sabe o que fazer. Esse é o momento que a pessoa entra em desespero.

Temos, contudo, de nos lembrar dessas palavras. Ir para um local secreto, conforme ensinou Jesus Cristo, e invocar com todas as nossas forças a Deus, orando para que Ele nos socorra.

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus, 6:6)

É verdade que Deus está no controle de tudo, afinal Ele fez os céus e a terra. Mas, precisamos buscá-lo, invocando-o de todo o coração, mente e entendimento. Porque o Senhor nos quer para Ele. Não adianta acharmos que há o controle Dele se não o procurarmos.

Muitos, ao invés de buscar a Deus, se angustiam, achando que nada será resolvido. Porém, a palavra nos diz para clamar a Ele. Aos que dizem que não sabem orar, o conselho é conversar com Deus, abrindo o coração. Ele escutará.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens