Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 26/11/23
NÃO SEJAMOS MENINOS – Texto Áureo – (Efésios 4:10-16)
“14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”
Aquele que desceu para manifestar para a humanidade a gloriosa revelação de Deus Pai, subiu e, nesse momento, está a direita do trono nos céus, como supremo advogado intercedendo pelos santos, dando o prosseguimento no cumprimento de todas as coisas(v.10,) que ainda haverão de acontecer. O plano da salvação iniciado desde tempos antigos, não se completou na cruz, na ressurreição, ou na ascensão ao céu. Jesus com seu esforço cumpriu essas etapas. Agora, os santos devem prosseguir na continuidade do projeto salvífico, quando o esforço para completá-la, definitivamente, é requerido das obras de nossas mãos.
Assim, muitos são ajuntados, uns feitos para serem apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores, como membros de um organismo vivo, para cooperação uns com os outros, num só objetivo para o aperfeiçoamento e edificação do corpo de Cristo,o cabeça da igreja. Entrementes, além das designações das lideranças citadas (v.11), todos, mas todos mesmo são convocados à missão. Jesus enviou os apóstolos para formarem discípulos em todas as nações. “- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; – Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” ( Mateus 28:19-20). A ordem dada pelo Senhor Jesus é para ser cumprida cabalmente. Até o fim, até a consumação dos séculos.
Deus quer o aperfeiçoamento e edificação do corpo da igreja e fundamentados em amor devemos crescer em graça e conhecimento do Evangelho, sem perder o foco e o objetivo final. Para tanto é necessário crescer em estatura para chegar a maturidade espiritual, afim de não sermos desviados do objetivo principal, a salvação da alma. A maturidade une o corpo de Cristo. A igreja não somente será reunida, será um só corpo, numa só unidade de fé. Infelizmente muitos que se dizem seguidores de Jesus, comportam-se indevidamente, apresentando-se ao mundo como seres espirituais não dignificando a Palavra de Deus, mas desonram por práticas alheias ao verdadeiro evangelho. Ao invés da verdade, se enlameiam no engodo e na mentira, confundindo e desviando muitos do caminho com ventos de doutrina. O diabo que mata, rouba e destrói, usa da sua tripla estratégia, a “d,d,d”. Distrair, Desviar para Desligar os santo do Santo, Santo, Santo. Não se deixar ser levado por “vento de doutrina” e ser cúmplice, co-participantes nas fraudes daqueles que odeiam a Verdade. Deus requer santidade dos santos. Seguir a Verdade em amor faz crescer, desejemos o crescimento, não sejamos meninos.
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.