Pr. Lusival Gaspar ( PG do Jornal Pequeno do dia 19/11/23
PRISCA, MULHER-MODELO
“Paulo ficou ainda muitos dias em Corinto. Por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áquila.” (Atos 18.18)
Você possivelmente conheça algumas mulheres chamadas de Priscila. E talvez não conheça nenhuma que se chame Prisca. No entanto, o apóstolo Paulo conheceu uma mulher de renome denominada Prisca, juntamente com seu marido, Áquila, para nunca mais esquecê-la, porque lhe seria útil até o final do seu ministério, encerrado apenas com a morte. Naquela cultura, Priscila era a forma diminutiva – e, portanto, carinhosa – do nome Prisca.
Nos tempos bíblicos, o casal era designado com o nome do marido sempre à frente. Todavia, fugindo à regra, por várias vezes no Novo Testamento, o nome de Prisca aparecia à frente daquele de seu marido, como se vê na passagem das Escrituras em destaque (cf. também Atos 18.26; Romanos 16.3 e 2 Timóteo 4.19), o que, por si, bem realça a importância dela para a igreja nascente.
Depois de ser acolhido na casa de Priscila e seu marido, em Corinto, Paulo reconheceu a grande utilidade deles para o crescimento e a edificação do povo de Deus. Por isso, os levou para Éfeso, na Ásia, atual Turquia, onde instruíram a Apolo, aprimorando-o para o trabalho missionário. De todo modo, há, pelo menos, dois fatores que conferiram relevância a Prisca, fazendo dela uma mulher-modelo. O primeiro deles é que ela – e o marido, obviamente – levaram muito a sério o princípio bíblico de que homem e mulher, quando casam, formam uma só carne (Gênesis 2.24).
Em expressão de unidade e comunhão, os nomes deles sempre aparecem juntos, quando citados, porque eram ligados em tudo, para a glória do Senhor. Eles, por exemplo, fizeram do próprio lar uma igreja, em que uma comunidade de santos se reunia para adorar ao Criador (Romanos 16.5).
Além do mais, Priscila era uma mulher excelente não só porque vivia a vida comum do lar, mas sobretudo porque colocava o Todo-Poderoso acima de todas as coisas, acima do casamento, inclusive. Quando Deus tem a primazia em nossa vida, em relação a tudo o que temos e fazemos, o sucesso é garantido. Ele exalta quem honra o seu nome.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.