Texto do Pr Ivan Moutinho, publicado na PG – 29/10/23
E O MUNDO DESPREZA O SERVO
– QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?(Isaías 53.1)
O principal objetivo dos profetas bíblicos, inclusive Isaías, é pregar o arrependimento para salvação da ira do Senhor. Assim, a pregação profética chama a todos com urgência,para o arrependimento dos seus pecados, pelo simples motivo de que Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos possam serem salvos abraçados pelo seu braço forte.A pergunta é: “… a quem se manifestou o braço do Senhor? …” Toda pregação verdadeira vem da parte de Deus e declara a sua vontade soberana sem qualquer retoque ou transigência para o nosso agrado. Não à toa, profetas foram perseguidos e martirizados porque “não esconderam” a verdade de Deus.
Isaías numa visão, viu o Senhor assentado num alto e sublime trono e o templo cheio da sua gloriosa presença(cap 6.1), foi ousado e disse: “envia-me a mim”. Quem pode resistir na presença de Deus? O encontro com Deus gera a determinação de falar com ousadia e anunciar sem reservas o que vem da parte do seu reino soberano. O apóstolo Pedro, servo de Jesus, em meio às ameaças dos homens, orou pedindo ousadia para falar a Palavra. E assim aconteceu, confundindo os principais da Lei que maravilharam-se, pois, como é que homens indoutos e sem letras falavam daquela maneira com tanta ousadia e conhecimento das escrituras.(Atos 4.13)
Amados, a sabedoria de Deus é loucura para o mundo. “ – Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.”. Quem dá crédito aos loucos? Os homens naturais desconhecem o poder, a vontade, o propósito de Deus, porque buscam o seu próprio poder, a própria vontade e propósitos em servirem a si mesmos. “ – Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).
Não crer em Deus e não confiar na sua salvação é coisa de quem tem o coração endurecido, mas, como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?(Romanos 10.14). Crer é uma disposição de bom grado do coração de quem ouve a palavra de Deus. O convencimento se dá pelo o ouvir a voz do Espírito, o profeta Zacarias fala com propriedade “ – Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos.”( Zacarias 7:12).
Dar crédito à pregação da palavra, é deixar-se ser moído e não resistir á sua oferta de amor. Nós necessitamos de Deus, mas Ele não necessita de nós, porém manifesta total interesse pelas almas dos homens ao ponto de sacrificar-se entregando Jesus para ser moído pelos nossos pecados. Escapemos da ira de Deus crendo em Jesus.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.