Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG – 29/10/23

REFORMA PROTESTANTE 506 ANOS

A Reforma tem cinco pilares, os cinco “solas” (somente):

Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda Escritura); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a fé); Soli Deo Glória (Somente a Deus a Glória).

Sola Fide: este princípio afirma que o homem é justificado única e exclusivamente pela fé, sem acréscimo das obras do mérito humano e, por meio dele, a tradição reformada é sustentada.

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. (Romanos 5. 1-2).

Sola Scriptura: A Escritura é a única regra de fé e prática da Igreja e o protestantismo reconhece a veracidade, inspiração, autoridade, clareza, inerrância e suficiência. Somente as Escrituras são o fundamento da Teologia Reformada.

Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1. 20-21).

Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção e para instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3. 16-17.

Solus Christus: A centralidade de Cristo é o fundamento da fé protestante. Martinho Lutero disse que Jesus Cristo é o “centro e a circunferência da Bíblia” – isso significa que quem ele é e o que Ele fez em sua morte e ressurreição são a espinha dorsal da Escritura. Ulrich Zwingli disse: “Cristo é o Cabeça de todos crentes, os quais são o seu corpo e, sem ele, o corpo está morto”.

Sem Cristo, nada podemos fazer; nele somos retroalimentados e fortalecidos (João 15.5).

Sola Gratia: Além de a graça ser um dos atributos de Deus é, também, o próprio Cristo (em sua encarnação) e é o Espírito Santo quem aplica a graça ao coração do pecador.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2. 8-9).

Entender a multiforme graça de Deus é compreender também quem somos. Somos totalmente da misericórdia de Deus.

Soli Deo Glória: este pilar da teologia reformada afirma que o homem foi criado para a glória de Deus e que tudo que ele fizer deve destinar a glorificar a Deus.

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10.31).

Viva a Reforma !!

Indesistivelmente,

Mário Porto.

Vosso conservo em Cristo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens