Fechar
Buscar no Site

Texto do Pastor Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 15/10/23

  1. AVIVA Ó SENHOR A TUA OBRA

    1 – ORAÇÃO do profeta Habacuque sobre Sigionote. 2 – Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.( Habacuque 3:1-2)

    Nada se sabe a respeito do profeta Habacuque a não ser as qualidades pessoais discernidas em seu escrito(605 a.C). O significado do seu nome é “abraçado”, escreveu em tempos da vitória de Nabucodonosor sobre os egípcios em Carquemis na Síria por volta de 597 a.C, portanto, um clima de guerra, pois os Caldeus ou Babilônios viriam sobre Judá, também.
    No contexto em Habacuque, o avivamento é tornar-se mais vivo, animar(-se), avigorar(-se), aquecer, atiçar. Em nossas orações devemos, sim, sempre clamar, ao Senhor por avivamento, que não significa desejar ver estrondos e o fogo descendo dos Céus, aí vai ser só destruição e morte, pois o fogo de Deus é consumidor. Deus via aflorar a destruição, violência e desconsideração com a sua Lei e poderia, com certeza, julgar e condenar e desistir do seu povo, “o salário do pecado é a morte,(Rm 6.23)”, assim, também, hoje o juízo de Deus é iminente, mas Ele prova o seu amor concedendo-nos o dom gratuito que é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor, e nenhuma condenação há para quem está em Cristo(Rm 8.1). Cristo é a nossa vida, o nosso Salvador.
    Quando procuramos estar alinhados com Deus, Ele mesmo não diminui, mas faz aumentar a nossa responsabilidade e exige, ainda, maior comprometimento com Ele. O profeta ouviu a palavra do Senhor, temeu e orou por avivamento. Avivar é fazer com que algo que está com pouca visibilidade venha ser destacado, claro e perceptível para todos. A palavra instruí: “- Regozijai-vos sempre. – Orai sem cessar. – Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. – Não extingais o Espírito. – Não desprezeis as profecias. – Examinai tudo. Retende o bem. – Abstende-vos de toda a aparência do mal. – E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.”[I Tessalonicenses 5.16-23]. Certamente, esses são os passos para o avivamento que Deus pode fazer em sua vida, em sua casa, em sua igreja. Ouça a Palavra de Deus e tema (v.2)
    Quando necessário, Deus castiga e açoita, com a vara da disciplina como fez com o reino de Judá, afinal, eles abandonaram duas lições fundamentais que é o Temor e Obediência. Deus castigou o povo que Ele escolheu amar. No entanto permitiu que ímpios e sanguinários viessem sobre um povo onde ainda haviam pessoas justas (1.13), que precisavam redescobrir a Fé. O justo viverá pela Fé(2,4). Em Hebreus 10.38 cita-se novamente: “- Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.”, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Qual o nível da sua fé?
    Estamos dispostos a realizar a obra de Deus? Desejamos o avivamento espiritual? Habacuque isolou-se e procurou um lugar solitário, sem barulho para ouvir atentamente ao Senhor que falou-lhe apontando o caminho da Fé.(Hc 2.4) Precisamos fazer isso também. A intimidade do Senhor é para aqueles que o amam, “ – Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade Pv 3:-32” Avivamento inicia com Oração, temor e obediência. Façamos assim.
    Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens