Fechar
Buscar no Site

Texto do Pastor Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 8/10/23

PROVAÇÃO E TENTAÇÃO
– Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. pode salvar as vossas almas. Texto – [Tiago 1: 12-21]
Uma epístola de Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, para as doze tribos dispersas. Portanto, trata-se de uma carta destinada para alcançar um povo disperso “além das fronteiras”, ou seja, por regiões em todo o mundo: norte, sul, leste , oeste. De inicio é abordado o tema Provação versus Tentação. Deve-se ter o cuidado para não sermos ainda mais injustos do que, infelizmente, somos, para não atribuir a Deus coisas que não provém Dele, que não fazem parte do seu caráter que é perfeito. “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.”
Depois de batizado no Jordão, Jesus, cheio do Espírito Santo, foi levado pelo Espírito ao deserto, e por quarenta dias foi tentado pelo diabo (Lucas 4.1,2). A tentação, sim, faz parte do caráter do diabo, mas Deus o usa como um dos instrumentos para aferição do nosso combustível espiritual. Assim, também, devemos estar cheios do Espírito Santo para vencer as tentações e ser aprovado nas provações que Deus permite que passemos.
Tiago é específico e cita um dos fatores, como a concupiscência, que pode conceber e estimular o pecado no homem. Concupiscência é a busca da satisfação carnal, que envolve a luxúria, erotismo e libertinagem. Essas práticas revelam o pior do caráter imperfeito do homem natural que é facilmente estimulado e atraído para pecar insistentemente. O pecado gera a morte(v.15). Todo o dia somos tentados, mas ceder à tentação, é opcional. Depende do quanto estamos cheios do Espírito Santo. Depende, se nós mesmos estamos alinhados e obedientes à Palavra. O deserto é o mundo aonde somos tentados, mas, também provados por Deus. O homem, a mulher, jovens ou velhos que tem conhecido a graça de Deus manifesta em Cristo, deve ter cuidado para não errar. Qual a avaliação que Deus tem feito das nossas provas? Temos aprendido a lição do Reino? A prova não é para aperfeiçoar, mas para medir a capacitação do aprendizado do aluno. Devemos estar preparados para a prova. A matéria é o ensinamento do mestre, Rabi, Jesus. E contamos ainda com o professor o Espírito Santo que nos fará lembrar de tudo o que Jesus ensinou-nos. “- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26). Em todo tempo estamos aprendendo a viver, pois é preciso. O Espírito nos ensinará TODAS AS COISAS.
Jesus é o dom perfeito de Deus, o Espírito é o poder e vem do alto do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação (v.17). “- Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” Hebreus 13:8. Se fomos gerados pela Palavra (V.18), somos filhos de Deus, se nos deixarmos ser guiados pelo Espírito da Verdade, somos filhos de Deus e A VERDADE está em nosso DNA espiritual que apresenta as informações genéticas com papel na hereditariedade,(v.18). Todo homem seja pronto para ouvir e tardio para falar e se irar. Somos aprovados quando aprendemos a lição da rejeição do pecado em nós e, em mansidão acolher a Palavra que Salva. Amém!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens