Texto do Bispo Mário Porto, publicado na Página Gospel do dia 8/10/23
PELA VIDA SEMPRE !
Hoje, 8 de outubro, em muitos lugares do mundo e do Brasil, é o Dia do Nascituro.
Nascituro é aquele que irá nascer, que foi gerado e não nasceu ainda. É considerado sinônimo de feto.
Em outras palavras, nascituro é o ser já concebido e que está se preparando para nascer.
Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim nasciturus, que significa “que deve nascer”.
O artigo 2 do Código Civil Brasileiro estabelece que o nascituro tem seus direitos assegurados pela lei desde sua concepção, porém o feto vai adquirir personalidade civil apenas no momento em que nascer; sair do ventre materno.
A Bíblia, o magistério da Igreja Cristã, ao longo da história, ressaltam que a vida humana é sagrada, um dom divino, desde a concepção. Por isso, dizer não ao aborto é um compromisso do cristão.
“Antes mesmo de te formares no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei”. (Jeremias 1.5).
“Desde que nasci fui entregue a Ti; desde o ventre materno és o meu Deus”. (Salmo 22.10).
A Declaração Universal dos Direitos do Homem afirma que “todo o indivíduo tem direito à vida”. (artigo 3) “a vida humana é inviolável”.
O aborto provocado, independentemente do momento em que é realizado, acarreta sempre a destruição de uma vida humana, a quem é negada a continuação do seu desenvolvimento, impedindo-se o seu nascimento e a expressão do seu potencial como criança e adulto. Assim, qualquer referendo ou decreto-lei que legitime a morte de um ser humano indefeso, designadamente a despenalização do aborto, sem qualquer indicação médica que o justifique, é um atentado claro contra a vida humana, e viola a própria constituição e os direitos fundamentais do ser humano, expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Já no célebre Julgamento Hipocrático (IV a. C.), ao qual os médicos tem procurado obedecer ao longo dos séculos, é expressamente referido: “não fornecerei às mulheres meios de impedir a concepção ou o desenvolvimento da criança”.
Para além de todas as razões, consideramos que o aborto é uma clara violação da Vontade de Deus, revelada nas Escrituras Sagradas. O quinto mandamento declara precisamente: “Não matarás”. (Êxodo 20.13).
Encontramos ainda na Bíblia a revelação inequívoca de que Deus valoriza a vida humana desde a concepção e que está envolvido no processo pro criativo:
“Foste Tu que formaste todo o meu ser; formaste-me no ventre de minha mãe (…) Conheces intimamente o meu ser. Quando os meus ossos estavam a ser formados, sem que ninguém o pudesse ver; quando eu me desenvolvia em segredo, nada disso te escapava. Tu viste-me antes de eu estar formado. (Salmos 139. 13-16).
Diga não ao aborto !
Diga sim a vida !
Indesistivelmente,
Mário Porto.
Vosso conservo em Cristo.
Mário Porto.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.