Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 01/10/23
DE IRMÃO PARA IRMÃO
“André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus.” (João 1.40)
Simão Pedro, simplesmente conhecido por Pedro, foi um dos mais destacados discípulos de Jesus Cristo. Nos momentos mais importantes e nos mais restritos, reservados pelo Mestre, Pedro sempre estava presente; por meio dele, sempre intrépido, o evangelho foi pregado pela primeira vez a um grupo de não-judeus; muitos milagres foram realizados por suas mãos; e a igreja primitiva começou a se estruturar também por meio do seu ministério e cuidado com a sã doutrina.
No entanto, há algo muito interessante na história de Pedro. Segundo o evangelho de João, André, irmão de Pedro, tivera contato com Jesus depois que João Batista lhe afirmou: “Eis o Cordeiro de Deus!” Imediatamente, André passou a seguir a Jesus; após esse contato com o Filho de Deus, ele “encontrou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: – Achamos o Messias!” (“Messias” quer dizer “Cristo”.) E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: — Você é Simão, filho de João, mas agora será chamado Cefas. (“Cefas” quer dizer “Pedro”.) (João 1.36,41-42)
Na verdade, esses encontros com o Messias mudariam para sempre e por completo a vida de André e Pedro. No entanto, toda a diferença na vida de Pedro se deveu ao fato de André o haver apresentado a Jesus, o maior presente que pode ser recebido de um irmão. Essa circunstância evidencia que André amava muito a Pedro, mas também realça o seu grande amor pelo reino de Deus.
O comportamento de André destaca, acima de tudo, a família como prioridade máxima. Em meio a tantos amigos, companheiros de trabalho, pescadores do Lago da Galileia, e à própria clientela, André buscou primeiro a seu irmão. Desse modo, ninguém revela maior amor pelo irmão do que aquele que lhe revela o amor de Cristo, a graça que traz salvação ao mundo. Em suma, o lar é o espaço singular para se cultivar amor, evangelismo e missões, antes de qualquer outro lugar, entre irmãos, inclusive.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.