Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 01/10/23

TEMPERO COM SAL
1 – VÓS, senhores, fazei o que for de justiça e eqüidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus. 2 – Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; 3 – Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; 4 – Para que o manifeste, como me convém falar. 5 – Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. 6 – A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. (Colossenses 4.1-18) [Texto áureo de 1 a 5]
Trata-se de mais uma carta de exortação para a igreja assinada de próprio punho por Paulo que instrui sobre a prática da justiça e equidade aos senhores que também são servos, lembrando do supremo senhorio de Deus nos céus(v.1). Em uma das suas prisões pela ousadia com que pregava e ensinava o evangelho que liberta e salva. (v.3). Paulo conclama à oração e vigilância a ser oferecida como oferta com ações de graças, assim, estimula à oração e pede à igreja que ore para que Deus o ilumine com o conhecimento e sabedoria dos mistérios de Cristo.
Paulo contava com muitos cooperadores: Tiquico, Onésimo, Aristrarco, Marcos, Barnabé, Jesus(chamado Justo), Epafras, Lucas o médico amado, Arquipo, muitos em Laodicéia, outros em Herápolis. A missão é de todos e compete a cada um cumprir o nosso papel para a continuidade da pregação do reino de Deus neste mundo, até a volta de Jesus. Somos cooperadores e edifícios de Deus, lembram? Edifício é uma construção que não passa despercebida, mas é notada. Sejamos cooperadores edificados por Deus vistos como tal.
É missão da igreja anunciar que é chegado o reino de Deus e fazer o chamamento do pecador ao arrependimento dos seus pecados, mas , deve cuidar disso não com o “tom” acusatório e condenatório, mas com sabedoria, principalmente, quando se trata de pessoas que ainda não participam na comunidade da igreja. Não deixar de falar, aproveitar a oportunidade, não ser como “pedra de tropeço”, mas, anunciador da esperança e refrigério para as almas.
As pessoas não gostam de ouvir acusações de seus pecados, sempre tentam se esquivar e dar desculpas esfarrapadas mentindo para si , para os homens e para Deus. Andar com sabedoria e remir o tempo é instrução de Paulo aos Colossenses. Significa dependência de Deus e valorização do que é verdadeiramente importante: almas perdidas. Não por força, nem violência, mas pelo Espírito, quem convence do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito de Deus é suave e a permanência em nós, servos, frutifica o fruto do espírito.– “ – Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22”. Por falar em temperança, consideremos, se a palavra é o alimento então esse alimento deve ter sabor. Neste caso, a sabedoria consiste na forma como falar de Cristo para alguém, tem que ser agradável, tem que ter sabor temperada com o sal da aliança de Deus (Números 18.19). “ – Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros (Marcos 9.50).” Somos a oferta com sal conservada para refletir a luz de Cristo. Sejamos, portanto, mais um dentre tantos colaboradores de Paulo. Sejamos servos e não senhores na igreja.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens