Texto do Pastor Hugo Zica, publicado na PG do dia 17/09/23
VIDA ABUNDANTE
“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Salmo 1:3)
O versículo inspirado traz quatro afirmações sobre a pessoa sobre quem repousa a boa mão de Deus:
1. É uma pessoa que é como uma “árvore plantada junto a ribeiros de águas”: Na natureza, são as árvores afortunadas com uma vantajosa posição, a de receber nutrição haurida do solo rico. São árvores posicionadas conforme uma generosa dispensação. No caso da árvore, reconhecemos a Providência, não um mero acaso. No caso do cristão, temos a graça, que nos planta na Videira Verdadeira, que nos sustenta, nutre, reverdece, revigora. Todo nosso viver deve ser o de buscar mais proximidade do Senhor Jesus Cristo: “A minha alma Te segue de perto” (Salmo 63:8). Como obter isso? Oração, leitura da Bíblia, participando da vida da igreja, buscando a santificação pessoal.
2. É uma pessoa que dá “o seu fruto no seu tempo”: Uma referência às situações da vida e como reagimos a elas. Tenhamos em mente que o Salmo é uma poesia. Numa situação difícil, algumas pessoas dão o fruto da ira, do desespero, do pavor; o crente dará o fruto da confiança em Deus, da paz, da serenidade espiritual. Diante de uma mesa farta, alguns dão o fruto da gula; o salvo frutificará moderação. Diande de uma sociedade imoral, alguns dão o fruto da lascívia, do pensamento indecente; o convertido dará o fruto da santificação que honra a Cristo mesmo diante da decadência ao redor. É assim que o crente, por se enriquecer da Palavra de Deus e por viver em comunhão com Jesus, pelo auxílio do Espírito Santo, dará o fruto certo em cada situação.
3. “As suas folhas não cairão”: Certos indivíduos, diante das dores da vida, ficam como uma árvore desfolhada. Um semblante de sequidão e esvaziamento. Será assim o comportamento de um remido? Certamente não, porque diz a Bíblia que “suas folhas não cairão”. Mesmo vivendo dores, lutos, perdas, injustiças, fardos, angústias e aflições, não perderá seu louvor, sua dignidade cristã, sua alegria na salvação. Paulo dá testemunho disso: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.” (2 Coríntios 4:8,9)
4. “Tudo quanto fizer prosperará”: O resultado dessa vida de retidão, santidade e piedade é este – a bênção do Senhor JEOVÁ recaindo sobre todas as áreas da vida, sobre todos os momentos da peregrinação. Seja na enfermidade, a bênção Dele nos acompanhará. Seja nas perdas, nas vitórias; no luto, na comemoração; na noite, no dia; onde for, quando for, como for, não deixará de estar conosco a bênção de Deus, estendendo-se e permeando todo o viver. Como é abençoado aquele que já se rendeu a Jesus Cristo!
Se esses privilégios são seus, glorifique a Deus. Se não, lembre-se que no Salmo 1:4 está escrito: “Os ímpios não são assim” – e compadeça-se dos perdidos, falando de Jesus para eles!
Sobretudo, se você não é ainda um dos servos de Jesus, renda-se a Ele! Converta-se ao Evangelho! Todas essas bênçãos serão dadas a você, gratuitamente. “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:17).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.