Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 10/09/23

A CASA DO JUSTO
“E, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo do que viria a acontecer com os que vivessem impiamente; mas livrou o justo Ló, que ficava aflito com a conduta libertina daqueles insubordinados.” (2 Pedro 2.6-7)
Segundo a Bíblia, as cidades de Sodoma e Gomorra foram totalmente consumidas pelo fogo, como juízo de Deus, por causa das abominações e pecados sexuais de seus habitantes, entre os quais se destacava a homossexualidade. Ló, sobrinho de Abraão, escapou da destruição que se abateu sobre as cidades, porque o Senhor teve misericórdia dele, resgatando-o das ruínas por meio de anjos.
Nesse terrível episódio, há dois fatos que despertam a atenção. O primeiro deles é que Ló, vivendo no meio de pessoas pervertidas e ímpias, que desconheciam a Deus e andavam conforme a maldade do coração, não teve a capacidade de influenciar aquela geração, para fazer conhecer o nome do Todo-Poderoso. Nem mesmo os homens que estavam para casar com suas filhas criam no Altíssimo, visto que, quando Ló os alertou acerca do que o Senhor faria ao lugar, “acharam, porém, que ele gracejava com eles.” (Gênesis 19.14)
O segundo fato, mais grave ainda, é que Ló, considerado justo pela passagem bíblica em destaque, também não conseguiu imprimir os valores eternos na alma e espírito de sua família, de obediência e temor ao Criador, inclusive. Isso pode ser demonstrado por meio das duas grandes tragédias que abateram a casa de Ló, formada por ele, a mulher e as duas filhas.
Desobedecendo a uma determinação do Santíssimo, “a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal” (Gênesis 19.26). Depois disso, já velho e ainda viúvo, foi enganado pelas filhas, que, ao o embriagarem, se aproveitaram para cometer incesto e engravidar do próprio pai. Ló não conseguiu persuadir ninguém do lugar onde habitava a se relacionar com Deus, mas parece que suas filhas foram persuadidas pelos costumes das cidades de Sodoma e Gomorra.
Portanto, não basta ter fé no Senhor, para ser chamado de justo: é preciso plantar essa fé no solo do coração de toda a família, sob pena de perdê-la.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens