Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 10/09/23

SEREI ACHADO DE VÓS

4 – Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia: 5 – Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. 6 – Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. 7 – E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz. 10 – Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. 11 – Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 12 – Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 – E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 14 – E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.( Jeremias 29:1-7, 10-14)

O profeta Jeremias escreve uma carta endereçada aos que restaram dos anciões, sacerdotes, profetas, e ao povo deportado de Jerusalém para Babilônia. Isso aconteceu depois que saíram o rei Jeconias, rainha, eunucos, principais de Judá, carpinteiros e ferreiros. Nabucodonosor domina e o rei de Judá, a rainha, eunucos servidores do palácio e demais autoridades do governo  retiraram-se da cidade, e  também, a força de trabalho e habilidade dos ferreiros e carpinteiros, que do ferro  forjavam espadas, e da madeira faziam  estruturas, como portas de segurança. Via-se, ali, uma cidade vencida, sem governo, sem que pudesse nem atacar ou defender-se dos seus adversários.  Um reino dividido sempre será derrotado.

A cidade ficou desolada, os habitantes levados para o cativeiro. De cidadãos livres, agora, prisioneiros para servirem como escravosem outros lugares bem distantes de Jerusalém. Mas, Nabucodonosor foi usado por Deus, que  usa quem ele quer para cumprir os seu plano perfeito e inalcançável aos  nossos pensamentos, “fiz transportar de Jerusalém para Babilônia” (v.4), não é de se estranhar, Deus é estrategista, Éle é o Senhor dos Exércitos. Interessante, ainda, é saber um dos significados da palavra Babilônia que é “Porta de Deus”, bem sugestivo em tal circunstância. Jesus disse: Eu Sou a Porta (João 10.7,9).

A história do povo escolhido de Deus, confunde os estudiosos que estudam o movimento de migração das civilizações nos tempos e no correr da história. Como explicar que  mesmo quandoespalhados por todo o mundo,  o povo de Deus nunca perdeu a sua identidade, conserva a  cultura e mantém, ainda hoje,  o seu idioma, a sua linguagem original? Mesmo sem territórios,inexistindo como Nação, o povo de Deus continuou sendo o povo de Deus. A única real explicação é que Deus os ama, e, é fiel à sua promessa,”…  como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (II Coríntios 6.16). Queridos, somos convidados para habitar com Deus Pai na sua eternidade. “ – Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.”( Salmos 23:6). Esta, agora, é a nossa herança, também, não éramos povo mas agora nos tornamos povo escolhido quando entramos pela porta que é Jesus. Para tanto, o Senhor apresenta o seu plano infalível para os seus filhos e filhas: 1 – Edificai a sua casa; 2 – Plantai jardins ; 3 – Casai-vos, multiplicai-vos, não vos diminuais; 4 – Procurai a paz da cidade; 5 – E. orai pela cidade. Esse é o povo que permanece livre, em qualquer lugar aonde estiver estabelecido. Somos livres por Jesus, libertos do cativeiro do pecado, Ele  dá o que há de melhor do fruto da terra e se faz ser achado por aqueles que o buscam.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens