Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 27/08/23
“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.” (Provérbios 22.6)
Os pais buscam tudo aquilo que julgam ser o melhor para os filhos, gastando o que podem na formação educacional e profissional deles. Há aqueles que infelizmente não possuem os recursos financeiros necessários à instrução dos filhos. No entanto, o investimento devido nas áreas espiritual e moral é o que faz a verdadeira diferença na vida do filho em desenvolvimento, porque diz respeito à construção do caráter. Esse tipo de instrução acontece no lar e independe do poder econômico dos pais.
Ora, o caráter é o único bem de vida – de natureza imaterial – que deverá ser apresentado perante o Senhor, reto juiz, para justificação ou condenação do homem. Nesse propósito de formação do caráter dos filhos, há um caminho apenas que deve ser ensinado pelos pais. Não existem vários caminhos a serem apontados; há desvios, atalhos e até encruzilhadas que podem confundir, mas o caminho é um somente, reto, seguro e que sempre conduz à justiça, à verdade e ao sucesso em todas as áreas da vida.
Então, não basta querer o melhor para os filhos: é indispensável saber o que é o melhor para eles. Por quê? Porque muitas vezes os pais, imaginando fazer esse melhor pelos filhos, acabam errando irreparavelmente, embora se justifiquem depois dizendo que estavam tentando dar o que havia de mais extraordinário. Exemplo clássico disso são os pais que gastam muito tempo correndo atrás dos recursos financeiros necessários à manutenção dos filhos, porém não reservam tempo algum para estarem junto deles, o que é bem mais importante.
Qual o caminho que deve ser ensinado à criança, para que dele não se desvie, ainda quando for velho? Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14.6), o caminho sobremodo excelente, o amor (1Coríntios 12.31), porque Deus, uno e trino, é amor (1 João 4.8). Enfim, o caminho do amor, aprendido nas pisadas de Jesus, os seus ensinamentos, é suficiente para formar um caráter irrepreensível. Filhos verdadeiramente amados pelos pais fazem toda a diferença no mundo, porque também saberão o que é amar.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.