Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 20/08/23
SEPARAÇÃO DE DEUS?
35 – Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 – Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 – Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 – Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 – Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:35-39)
Quando minhas filhas ainda crianças com oito, seis e quatro anos perdiam a compostura, ressentidas partiam para briga com empurrões, beliscões em acirrada disputa uma contra a outra, eu interferia e ordenava que viessem a se abraçarem, as três, e perguntava a elas: “a que Espírito vocês pertencem?” e logo em seguida mandava que sentassem no sofá da disciplina e ali iniciava o sermão condenando a separação entre elas.
O versículo 35 de Romanos, capítulo 8, faz uma pergunta: “Quem nos separará do amor de Cristo? e assim prossegue listando as coisas existentes neste mundo que pode sim, promover a nossa separação, de Cristo, seja no âmbito da família, igreja, no trabalho, na escola ou em qualquer outro ambiente em que nos achemos com outras pessoas. O amor de Cristo é suficiente para qualquer circunstância, de tormento da alma gerado pela tribulação, angústia, perseguição, escassez ou em situações perigosas. Sim, o amor de Deus é largo, alto e profundo impossível de ser medido. Deus amou o mundo de “tal maneira”, indizível, indescritível, inenarrável, ilógico, fora do alcance da compreensão para qualquer mente humana.
Ovelhas somos de Jesus, o Bom Pastor, e apesar da morte, sendo a mais conclusiva de todas as citações que causariam a separação desse amor, sobre a tal, tambémseremos vencedores. “ – Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.” ( I Coríntios 15:57). É Deus através do seu incomparável amor é quem dá a vitória por meio da fé crendo no seu Filho Jesus, que provou o seu amor morrendo na cruz por nós, pecadores condenados pelos nossos delitos.
O viver é Cristo e o morrer é lucro, portanto, quer vivamos ou morramos nada pode nos separar de Deus. O Bom pastor, Jesus afirma e reafirma da impossibilidade de sermos “arrancados” de suas mãos: “… nunca hão de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão… e da mão do meu Pai” João 10:27-29
“ – PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1). Enfim, os anjos dos céus, todos os poderes da terra, no presente e no porvir, jamais poderão nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus. Somos salvaguardados, acredite. Por isso ainda pergunto agora para a querida igreja: “De que espírito sois?” Temos um só Deus, um só Senhor, um só Espírito, por isso, sirvamos em unidade de espírito em amor uns com os outros. Amém!
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.