Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 13 /08/23
SEM ATAVIOS AO PÉ DO MONTE DE DEUS
1 – DISSE mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei. 2 – E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, 3 – A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho. 4 – E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios. 5 – Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. 6 – Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe. (Êxodo 33:1-6)
Temos “arquivadas”, em nossas memórias muitas lembranças que vez em quando trazemos como um flashback, um acontecido no passado que inserimos num momento atual. Lembro-me como se fosse hoje de um fato ocorrido que nomeio como um das melhores e mais preciosa lembrança do meu sogro Felipe, um homem sem enfeite que sabiamente disse: “Eu posso não comer dos frutos que eu plantei, mas, futuramente, outras pessoas comerão”. Hoje reinterpreto sua frase dizendo: “Eu posso não vir a me deliciar do que eu planto, mas futuramente os meus filhos, netos, minha descendência de deliciarão. Assim, o meu sogro ensinou-me o valor da simplicidade e felicidade do seu viver.
Deus usa homens para lembrar a outros homens, das promessas que Ele mesmo fez aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, nomeados, representantes do povo escolhido pelo Senhor para transmitir à descendência o conhecimento que Ele é o único Deus sobre todos os deuses do Egito e, também dos outros povos da terra. Moisés, apresenta ao povo que estava ao pé do monte Horebeo comunicado escrito, as tábuas da Lei contendo dez mandamentos a serem observados e obedecidos por aqueles a quem ele chama “meu povo”. O Monte Horebe, Monte Sinai ou Monte de Deus é um lugar especial do contexto bíblico do encontro entre o humano e o divino. Hoje, muitos acreditam que para falar com o Senhor é necessário subir a um lugar alto, quando basta estar humilhado ao pé do monte.
Deus promete uma terra deleitosa e vitória sobre todos os inimigos que vierem contra o povo escolhido. No entanto, é necessário cumprir condições, os seus mandamentos. Jesus é o cumprimento da promessa de Deus, o fim da Lei é Cristo, e, assim, na autoridade que tem nos Céus e na Terra, resume para nossa perfeita compreensão que para cumprir todo o mandamento, basta praticar o seu mandamento de amor. “ – Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (João 13:34)”. Este é o resumo do mandamento: Amar verdadeiramente a Deus e ao próximo, nossos semelhantes. Mas Deus reconhece a “dura cerviz”, que dificulta a obediência.
Deus nunca desampara, Jesus é o amparo, único guia pelo deserto da vida, não há outro. Deus é amor, mas é justiça. Ninguém viu a glória de Deus e pôde sobreviver, é demais para o pecador. Isaías que o diga: “ – Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.” (Isaías 6:5). Como temos nos apresentado ao pé do Monte de Deus? O Senhor requer a retirada dos atavios que celebram os deuses do mundo Enfeites que o povo usava como jóias, pérolas, ouro, diamantes referente a idolatria. Quem precisa de atavios se Deus promete uma morada numa cidade construída de ouro puro e enfeitada com todas as pedras preciosas. (Apocalipse 21.18-22). Não precisaremos de atavios, Deus mesmo nos vestirá com as vestes da santidade. Amém!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.