Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 06/08/23

LAR DE PAZ
“Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas.” (Romanos 12.18)
A paz está entre os maiores tesouros espirituais e desejos do coração buscados pelo homem. Não por acaso, ela é uma bênção do Senhor Jesus: “– Que a paz esteja com vocês!”, consoante afirmado aos seus discípulos após sua ressurreição (João 20.19). É também uma garantia conferida pelo Messias antes da sua paixão e morte: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.” (João 14.27)
O salmista conclama o povo de Deus a orar pela paz em Jerusalém, cidade amada do Altíssimo: “Orem pela paz de Jerusalém! Que sejam prósperos aqueles que a amam. Reine paz em seu meio e prosperidade nos seus palácios” (Salmo 122.6-7). Em verdade, a paz não é tão comum, porque, após a entrada do pecado no mundo, o homem passou a experimentar conflitos interiores, conflitos na família e com seus semelhantes, e conflitos com Deus (os pecados fazem separação entre o homem e o Criador).
Aliás, não é tão difícil obter a paz, visto que Cristo realmente nos dá a paz que o mundo não oferece e também nos proporciona, com seu sangue, a reconciliação com o Pai. No entanto, muitos lares vivem em conflito, porque não são dirigidos pelo Espírito do Filho unigênito de Deus. Além do mais, os membros da família também devem colaborar para que a paz aconteça, daí a exortação da Palavra: “no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas”.
A paz começa na família: se não conseguimos viver em paz com os de casa, a quem amamos intensamente, como ter paz com os de fora? É importante ressaltar que o mandamento não consiste em “experimentar ou gozar a paz”, algo que somente Jesus concede, mas sim “buscar a paz com todos”: “Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14). E a bem-aventurança é para que sejamos pacificadores, e não necessariamente galardoados com a paz (Mateus 5.9). Portanto, cultive a paz no seu lar, pois ela também dependerá de suas atitudes!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens