Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 16/07/23

O ÚNICO DEUS

Por Roberto Veloso

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” (Deuteronômio,6:5)

Na Grécia antiga, havia uma imensa quantidade de deuses, por exemplo: Afrodite – deusa da beleza e do amor; Apolo – deus do Sol; Ares – deus da Guerra; Ártemis – deusa da caça; Atena – deusa da sabedoria; Eros – deus do amor;Hades – deus do submundo; Hélios – deus do sol;Poseidon – deus dos mares; Sele – deusa da lua; Zeus – deus dos deuses, entre outros.

Todos esses têm em comum que são deuses a partir da criação e dos sentimentos humanos. Nada tem de criador de todas as coisas. São deuses sem atributos naturais como os têm o nosso Deus.

Tomamos como exemplo Hélios, o deus sol, e Selene, a deusa da lua, esses astros foram criados pelo nosso Deus, conforme está descrito em Genêsis,

Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.”

Vejamos o exemplo de Zeus, “… foi a principal divindade da religiosidade da Grécia Antiga, sendo o deus dos céus, do raio e do trovão. Era filho de Cronos e Reia, e tornou-se senhor dos homens e dos deuses depois de resgatar seus irmãos do ventre de seu pai e liderar uma guerra contra os titãs. Ficou marcado por ser infiel a sua esposa, Hera.” (Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/zeus.htm. Acesso 30 mar. 2023)

Esse deus não tinha nada de santidade, ao contrário, além de ser um deus oriundo da criação, retratava o pecado do adultério. Era um deus concebido Por Cronos e Reia e não eterno, como o nosso.

Vejamos, ainda, a título de exemplo o deus Moloque dos amonitas. Era um deus que se caracterizava pelo sacrifício de crianças, uma abominação para o nosso Deus. Moloque sempre foi derrotado e Deus rejeitava o culto a Moloque, conforme podemos ver em Levítico:

“Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará. (Levítico, 20:2)

Por isso, devemos adorar ao nosso Deus que é uma pessoa, é uno, é Espírito, é eterno, imutável, independente, onipresente, onisciente e onipotente. E também é santo, justo, bondoso e verdadeiro. A Ele toda honra e toda glória.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens