Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 16/07/23

BOM COMEÇO
“Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, achando-se ali a mãe de Jesus[…]. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.” (João 2.1,3)
Um casamento, o lugar perfeito para Jesus estar, como convidado e ajudador. Ajudador? Isso mesmo! Por quê? As festas de casamento dos tempos bíblicos duravam até uma semana, o que determinava um elevado consumo de vinho pelos convidados. De repente, faltou o vinho, o símbolo da alegria nas celebrações, fato que, chegando ao conhecimento dos presentes, seria um vexame sem tamanho… De onde viria vinho àquela altura?
Maria, Jesus, seus irmãos e seus discípulos estavam lá como convidados (os noivos deviam ser pessoas sem grandes recursos financeiros, bem como amigos próximos ou familiares de Jesus). Quando Maria percebeu que o vinho havia acabado, foi buscar a ajuda do Filho, pois sabia que ele era o enviado do Pai, capaz de resolver toda aquela situação, que se afigurava embaraçosa e constrangedora.
Bastou aos serventes, atendendo ao comando de Jesus, encherem as talhas de água e, logo em seguida, levarem o líquido transformado em vinho até o mestre-sala… O milagre, o primeiro de todos, estava feito! Num casamento, o que demonstra todo o apreço do Senhor pela família e pelo matrimônio. Contudo, há lições a serem tiradas ainda. Primeira: casamento feliz, somente com Jesus sempre presente. Em meio às dificuldades, ele estará por perto para ajudar. Segunda: é necessário seguir seus mandamentos para que tudo dê certo, porque Maria orientou os serviçais: “Façam tudo o que ele disser” (João 2.5). Assim fizeram, e o milagre aconteceu.
Terceira lição: quando Jesus entra em cena, o resultado final é sempre melhor do que antes era experimentado, porquanto, nas palavras do mestre-sala a Jesus, “todos costumam servir primeiro o vinho bom e, quando já beberam muito, servem o vinho inferior; você, porém, guardou o melhor vinho até agora!” (João 2.10). Em suma, coisas grandes e maravilhosas no casamento, na família e na vida particular dos filhos de Deus estão sempre acontecendo por obra do Espírito, restando a nós apenas crer e obedecer!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens