Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mário Porto, publicado na PG do dia 16/07/23

 

SAÚDE INTEGRAL

Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor.
(1 Tessalonicenses 5.23).

Santificação e sanidade de forma integral é o anseio de nosso Senhor e Criador.

A saúde integral é um conceito que envolve o bem-estar físico, mental e social. Cuidar da saúde integral significa buscar um equilíbrio entre esses aspectos e adotar práticas que promovam o bem-estar e previnam doenças.

Vivemos em um mundo de sofrimento e fragilidade sem precedentes. Estas condições humanas incluem diferentes tipos e níveis de sofrimento social e psicológico que muitas vezes são minimizados, negligenciados ou não são tratados porque vão além do que as pessoas podem lidar em determinado momento, ou abordados a partir de perspectivas fora de contexto. Acreditamos que essas omissões são tanto injustas quanto caras para indivíduos e comunidades. Praticamente todos os principais problemas de saúde pública no mundo tem um componente psicossocial. Não há saúde sem saúde física, comunitária, psicológica.

Líderes de todo mundo em 1974 em Lausanne – Suíça, chegaram a seguinte conclusão que culminou com o “Pacto Lausanne” sobre a missão Integral da Igreja:

Acreditamos que a verdadeira cura inclui a reconciliação com Deus, com si mesmo, com o próximo, os inimigos, e a criação através de: Saúde, cura, restauração, paz, liberdade, harmonia e alegria são dons de Deus, refletidos na vida, na ressurreição de Cristo e orientados e capacidades pelo Espírito.

Estamos comprometidos como parte da igreja cristã global a seguir e servir todas as pessoas em todo o mundo, afim de que possam florescer em todos os sentidos, incluindo psicologicamente e acreditamos que, como cristãos, somos chamados a orar, bem como a trabalhar para cumprir os propósitos de Deus.

Nós acreditamos que é uma questão de justiça bíblica de que os recursos e iniciativas que satisfaçam as necessidades humanas básicas e promovam o bem estar psicológico devem ser incentivados, nutridos e distribuídos de forma mais equitativa.
Uma perspectiva autenticamente cristã sobre a psicologia vai nos levar a compaixão e busca de justiça e reconciliação em nossa militância, prática, formação e investigação.

É tempo de Curar !

Nossa oração é que o Senhor nos conceda saúde integral.

Indesistivelmente,

Mário Porto,

Vosso conservo em Cristo

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens