Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 09/07/23
JESUS PROFETA, SACERDOTE E REI
Por Roberto Veloso
Jesus veio à Terra como profeta, sacerdote e rei. A partir da perspectiva de que o profeta comunica as mensagens de Deus ao povo, que o sacerdote oferecia sacrifícios e adorava a Deus, e o rei governava, podemos afirmar que Jesus Cristo desempenhava os três ofícios, conforme nos é confirmado pela Bíblia.
O ofício de profeta está afirmado no Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 3, versículo 22:
“Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.” (Atos, 3:22)
Em relação ao ofício de sacerdote, a Bíblia diz em Hebreus:
“Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei; como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” (Hebreus, 5:5,6)
Quanto ao ofício de rei, Lucas assim descreve:
“Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lucas, 1:32,33)
A vinda de Jesus Cristo é anunciada em toda a Bíblia como a salvação da humanidade. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus no jardim do Éden, o Senhor anunciou que enviaria o Seu filho para livrar o homem do pecado.
“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gênesis, 3:15)
O plano de Deus é a salvação espiritual do homem e a sua libertação da escravidão do pecado. No evangelho de Lucas, está descrito o início do ministério de Jesus, quando na sinagoga de Nazaré, abriu o livro de Isaias e leu:
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas, 4:18-19)
Jesus está com o Espírito Santo para evangelizar aos pobres de espírito, levando-lhes a boa nova da salvação, para que também fiquem cheios do Espírito de Deus. Jesus igualmente liberta os escravos do pecado, os que não conseguem se desvencilhar da prática de transgressões e iniquidades. Por isso, Ele nos oportuniza a salvação e a vida eterna.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.