Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 02/07/23

NÃO MORREU, DEUS PARA SI O TOMOU

“E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu;”(Gn 5.5)
Depois, na linhagem de Adão, vem Sete morreu com 912 anos (v.8), depois, Enos com 905 (v.11), Cainã com 910 (v.14), Maalael 895 (v.17), Jerede 962 anos(v.20), Enoque, andou com Deus, viveu 365 anos (v.22) E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou (v.24), Matusalém morreu com 969 anos(v.27), Lameque 777 (v.31), e Noé achou graça aos olhos do Senhor gerou a Sem, Cão e Jafé, Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez (v.22); E foram todos os dias de Noé 950 anos, e morreu (Gn 9.29)
Matusalém é o campeão em anos vividos na linhagem de Adão, alcançou a idade de 969 anos, chegando mais perto dos 1000 anos. Seu filho Lameque viveu 777 anos, para aos aficionados em numerologia, o número sete, dizem ser o número da perfeição. Outro notável da descendência de Adão, Noé, que apesar de fazer tudo o que Deus lhe mandara (v.7,5) lembrado como “amigo de Deus” (Tg 2.23), morreu aos 950 anos de idade. Entretanto, um nome constante da linhagem, Enoque, nos chama a atenção, não o porquê viveu 365 anos. Coincidência ou não, é a quantidade de dias de um ano inteiro,do nosso calendário. Um desafio, andar, os 365 dias de todos os anos de nossa vida com Jesus.
Todos desejam a longevidade, viver muitos anos. Sabemos impossível batermos o recorde de Matusalém, 969 anos, pois como dizem “Não nascemos para virar pedra”. No entanto, devemos mirar particularmente nossa atenção para o personagem Enoque, que alcançou 365 anos vividos e depois “não apareceu mais”. O que significa isso para nós?
Deus vendo a degeneração da humanidade determinou ao homem viver até cento e vinte anos. O Salmista Davi desabafa: – Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. (Salmos 90:10). Como estamos envelhecendo?
Todos os seres humanos vivem na expectação do nome ser registrado numa certidão de óbitos: morreu com tantos anos. Mas Enoque, descendente de Adão, não tem o registro que morreu, assim como os outros, mas é enfatizado nas escrituras sagradas de que Ele “não apareceu mais”. O motivo é que “Deus para si o tomou” (v.24). É inevitável fazermos aqui uma “ponte” com o novo testamento, o evangelho de João 3.36.
Enoque é destacado entre nomes, por uma só e principal citação a seu respeito: “Ele andou com Deus”, portanto, inexiste a informação que ele morreu. Assim, também, será diferenciado aquele que crê o nome de Jesus, inscrito no Livro da Vida, participante da linhagem de Cristo como filho de Deus. Ressuscitado será para a vida eterna, e, todos dirão: Deus para si o tomou.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens