Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 25/06/23
VOCÊ ESCOLHE SER FELIZ OU ALEGRE
“ – E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”( Gênesis 2:18)
Em provérbios 15.13, parte “a”, diz que o coração alegre aformoseia o rosto. Estamos em busca da felicidade ou da alegria? Nossa netinha Julinha de 2 aninhos, quando pergunta “olho no olho” “você está feliz?”. Em sua infantil percepção já sabe que alguém pode estar feliz ou não, é claro, sempre respondo que sim, é quando ela “ordena” … então, sorria vovô!
Deus,em sua criação, antecipou sobre o que não seria bom para o gênero masculino, “não é bom que o homem esteja só”. Deus, ali, formou o plano parabanir a solidão. Adão vibrou e celebrou a mulher que o Senhor trouxe para ele. “– E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne;” Gênesis 2:23a. Foi o começo do “namoro”entre Adão e Eva. Iniciaram uma relação afetiva, atraídos um pelo outro, surgiu desejo de estarem juntos e partilhar experiências a dois. Isso aconteceu com vocês, também? O namoro em nossa cultura é um comprometimento social sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa. E os casados também namoram.
Eu e minha esposa em 45 anos, sabemos que não é fácil e não existe uma fórmula para um casamento duradouro, daqueles, tipo: “e viveram felizes para sempre”. Afinal, casamento não é uma fábula, mas uma séria realidade a ser vivida e compartilhada à dois. Antes pensava em ser feliz com o casamento, depois de algum tempo mudei o pensamento em fazer o outro feliz, mas agora compreendo que não posso fazer ninguém feliz se eu mesmo não tiver o conhecimento do que é felicidade. A manifestação de felicidade, depende do momento e das circunstâncias da vida, enquanto a alegria,independe disso, será, sempre, um estado permanente de satisfação da alma. Precisamos da alegria para, ser feliz e ter um rosto formoso.
Um teste para os casados. Olhe para o seu conjugue, depois do tempo em que habitam juntosainda conseguem sorrir um para o outro? Como eudisse, não existe uma fórmula para o casamento bem sucedido, pessoas até se esforçam para compartilhar uma vida à dois e serem felizes. Ora, o mentor da união homem e mulher foi instituída por Deus que ordena como deve ser. Considere os princípios do Senhor: 1) Deus faz a união; 2) O homem deixará pai e mãe e apegar-se-á à sua mulher; 3) Na união os corpos são um só; 4)Estando nus homem e mulher não se envergonharão. Deus trouxe um para o outro, a partir de então o cordão umbilical deve ser cortado, Deus exige a monogamia e autoriza o sexo e abençoa o casal. Enfim, escolha, cada um, a alegria do Senhor para ser feliz, por toda a eternidade.Jesus abençoe nosso casamento.
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.